Cataratas do Iguaçu atingem menor índice de vazão de água em 2021

Foto: Reprodução

As Cataratas do Iguaçu, conjunto de 275 quedas d’água no Rio Iguaçu, atingiu o menor índice de vazão de água em 2021: 308 mil litros por segundo. O índice, atingido nos dias 9 e 10 de junho, corresponde a um quinto do fluxo normal, segundo reportagem da BBC Brasil.


Não é a primeira vez que a catarata, considerada patrimônio natural da humanidade pela Unesco, fica irreconhecível. Em 2020, a vazão nas quedas d’água atingiu nível ainda menor: 259 mil litros por segundo.

A apuração cita a falta de chuvas no estado do Paraná, onde ficam as nascentes do Rio Iguaçu, como um dos fatores para o cenário, mas não só. Dados da MapBiomas, plataforma que monitora o uso do solo no Brasil, aponta que, entre 1985 e 2019, a região da bacia do Iguaçu perdeu 21,3% de sua vegetação nativa, formada principalmente pela Mata Atlântica. A situação também se estende para a sub-bacia, que abarca as cabeceiras do rio, e onde se vê apenas 7,2% da vegetação original.

À BBC, especialistas explicaram que a manutenção da vegetação permite que as nascentes continuem a jorrar mesmo na estiagem, uma vez que a floresta retem no solo a umidade do período chuvoso.

Fonte: Carta Expressa

Artigo anteriorCâmera registra o momento de execução no bairro Praça 14 de Janeiro
Próximo artigoJovem é assassinado no campo do estrela na Compensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui