Católicos celebram nascimento de Jesus durante Missa do Galo, em Manaus

Centenas de católicos celebram nascimento de Jesus durante Missa do Galo, em Manaus - Foto: Rickardo Marques/G1

Nesta terça-feira (24), centenas de pessoas compareceram na tradicional Missa da Vigília de Natal, conhecida pelo cristãos como Missa do Galo. A celebração foi realizada na Catedral Metropolitana de Manaus, no Centro, e é considerada uma das mais importantes no ano para os católicos.


Os fiéis começaram a chegar antes das 18h. Logo ao entrar na catedral, Ieza Farias foi até uma mesa e em um pedaço de papel escreveu agradecimentos pelo ano de 2019. Para ela, a Missa do Galo é uma das principais representações do natal.

“Significa o verdadeiro natal. É o nascimento de Jesus. Hoje é o dia dele. Para nós, católicos, é muito importante que a gente venha à missa e possa participar”, comentou.

José Aiden repetiu o rito de Ieza. Ele afirma que celebrar a Missa do Galo é um ato que precede a união da família já no dia 25 de dezembro.

Centenas de católicos celebram nascimento de Jesus durante Missa do Galo, em Manaus – Foto: Rickardo Marques/G1

“O Natal e o ano novo são momentos em que a gente mais se reúne. A maioria da família trabalha e a gente sempre espera um feriado maior, principalmente o natal, que é uma festa família e que nós nos reunimos mais”, disse.

A Missa do Galo foi presidida pelo arcebispo emérito Dom Sérgio Castriani, que recebeu apoio do pároco da Catedral, Hudson Ribeiro. O padre diz que a celebração, para os católicos, é a proclamação do natal.

“Nessa celebração de hoje se faz proclamação do natal. Pelos ritos iniciais, os sinos da catedral soam, cada um acende uma vela e prospera a proclamação do natal. É a missa da noite. Essa missa, tradicionalmente era mais tarde, próximo da meia-noite noite, mas hoje é feita mais cedo e não perde a sua importância. Porque liturgicamente aquilo que é mais importante nós celebramos hoje”, avaliou.

Durante a missa, os presentes acenderam velas que, posteriormente, serviram de iluminação para o momento da benção do presépio montado na entrada da Catedral.

Fonte: G1

Artigo anteriorMais de 4 km do igarapé do Mindu começam a receber trabalho de dragagem
Próximo artigoVulcão entra em erupção no Equador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui