CCPA recebe plantio de mudas de árvores nativas

Cem mudas de espécies como seringueira, pau-brasil e andiroba serão plantadas no terreno do espaço cultural nas próximas semanas/Foto: Wander Luis/Secretaria-de Cultura do Amazonas

Seringueiras, andirobas, paus-brasis e outras árvores de espécies nativas da flora amazônica e brasileira estão reconquistando seu espaço na área urbana de Manaus graças à plantação de mudas no entorno do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). Trata-se de uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que administra o espaço cultural no Distrito Industral, Zona Sul. A ação teve início na quarta-feira (26), com o plantio de mudas na área norte do local, ao lado da arena, e deverá seguir ao longo das próximas semanas.


Ao todo, cem mudas deverão ser assentadas no terreno da antiga Bola da Suframa. As plantas são das espécies abieiro, arapari, andiroba, azeitona, macucu, pau-brasil, pau-pretinho e seringueira, oriundas de cultivos em locais como o Parque Senador Jefferson Péres e o Museu do Seringal Vila Paraíso, ambos mantidos pela Secretaria de Cultura.

Cem mudas de espécies como seringueira, pau-brasil e andiroba serão plantadas no terreno do espaço cultural nas próximas semanas/Foto: Wander Luis

“Com essa iniciativa queremos contribuir para a preservação de espécies nativas da Amazônia, algumas das quais são pouco utilizadas na arborização urbana e raramente vistas na cidade. E começar essa ação pelo Centro Cultural dos Povos da Amazônia é algo simbólico, sendo ele um memorial em tributo às populações da Amazônia Continental, em suas identidades e suas culturas”, assinala o secretário de Cultura, Robério Braga.

O plantio de árvores será feito nas áreas livres de pavimentação do CCPA, exceto aquelas próximas a cisternas e poços d’água. A ação terá a participação de funcionários do centro cultural, ao todo 80 pessoas, que deverão se revezar em grupos a cada dia para assentar as mudas no terreno do local, em buracos escavados e acrescidos de terra preta (adubo). A seleção de mudas foi feita por Cleber Batista, diretor do Museu do Seringal.

Nazarene Maia, diretora do CCPA, aponta a evidente contribuição da iniciativa para o meio ambiente. “Essa é uma iniciativa pequena, mas é um começo. Temos área livre para plantar árvores e vamos fazer isso. Se cada um der sua contribuição, quem sabe não conseguimos mais oxigênio para a cidade no futuro?”, espera ela.

Em prol do meio ambiente – O plantio de mudas de espécies nativas no entorno do CCPA dá continuidade a uma ação iniciada em 2007, durante a realização do Amazonas Film Festival, quando cineastas e artistas nacionais e internacionais, convidados do evento, participaram de iniciativa ecológica que incluiu o plantio de diversos brotos de árvores no entorno do centro cultural do Distrito Industrial.

Na ocasião, foram plantadas 12 mudas de diversas espécies, das quais quatro se desenvolveram e hoje podem ser vistas no terreno do CCPA. São elas uma seringueira, plantada pelos cineastas, o franco-neerlandês Jan Kounen e o britânico John Boorman; um jatobá, assentado pela bióloga e roteirista alemã, Judith Hausling; um pé de andiroba, plantado pelo pianista carioca Arthur Moreira Lima; e um pé de molongó, plantado pela atriz paraense Dira Paes.

 

Artigo anteriorOMS destaca a importância do combate às Hepatites Virais
Próximo artigoJogos Escolares do Amazonas revela talentos no badminton

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui