Centenária celebra 111 anos na Fundação Doutor Thomas

Foto: Divulgação

A manhã desta sexta-feira, 26 de julho, foi de festa na Fundação Doutor Thomas (FDT), onde a residente mais idosa, Maria Catarina Xavier Rodrigues, celebrou seu aniversário de 111 anos. Nascida em 1913 em São Gabriel da Cachoeira, distante 842 km de Manaus, Maria Catarina vive há oito anos no espaço administrado pela Prefeitura de Manaus. No local, ela recebe atendimento multidisciplinar e acompanhamento especializado integral.


Maria Catarina é parte do programa de longa permanência da FDT, que presta assistência a idosos em situação de vulnerabilidade, sem vínculos familiares ou que sofreram violação de direitos. Ela é uma das mais de 150 residentes da fundação.

A diretora-presidente da FDT, Oreni Braga, destacou o cuidado e o afeto dedicados à aniversariante por todos os profissionais da fundação. “Para nós, é um privilégio tê-la conosco e comemorar seu aniversário. É assim que acolhemos e amamos os idosos”, afirmou.

Foto: Divulgação

A assistente social Nadyanne Santos acompanha Catarina desde sua chegada à fundação e ressaltou que a longevidade e a saúde da idosa são resultados do trabalho realizado pela FDT. “Temos uma equipe multiprofissional composta por técnicos que trabalham diariamente, permitindo que ela complete mais anos com qualidade de vida”, disse.

A equipe da FDT inclui cuidadores, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, que elaboram um plano de atendimento individualizado para cada residente. “Nosso objetivo é restabelecer os cuidados de saúde e psicossociais, oferecendo um acolhimento humanizado e desenvolvendo habilidades de interação e socialização”, explicou Adriano Lago, psicólogo da fundação.

Um Resgate de Vida

Foto: Divulgação

Catarina viveu em situação de rua por mais de 20 anos na zona Sul de Manaus. Resgatada e levada à FDT, iniciou sua jornada de reabilitação com a emissão e atualização de seus documentos. Desde então, ela tem recebido todo o suporte necessário dentro da fundação, que atua há mais de um século na capital amazonense.

A celebração dos 111 anos de Maria Catarina Xavier Rodrigues é um testemunho do compromisso da Fundação Doutor Thomas com o cuidado e o bem-estar dos idosos.

 

Artigo anteriorBenjamin Constant deverá regularizar funcionamento do abatedouro da cidade
Próximo artigoBarulho de tiros leva moradores a encontrar corpo amarrado em ramal de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui