Central de medicamentos é inaugurada em Presidente Figueiredo

Inauguração da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)/Foto: Divulgação

A  população de Presidente Figueiredo passou a contar com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que irá fornecer medicamentos a rede municipal de saúde (hospital e unidades básicas) e diretamente aos usuários do serviço público. A inauguração foi feita no fim da tarde pelo prefeito do município, Romeiro Mendonça, o vice-prefeito, Mário Abrahão e a secretária municipal de saúde, Sandra Braga.


“Queremos que o poder público chegue de maneira mais eficiente até a população do município. Fizemos isso pensando em melhorar a gestão da saúde, controlando os estoques e fiscalizando melhor os fornecedores na entrega do medicamento”, declarou Romeiro Mendonça.

Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)/Foto: Divulgação

O vice-prefeito lembrou algumas das conquistas feitas pela atual gestão em pouco mais de oito meses, como a implantação do Centro Integrado de Controle e Comando Local (CICC-PF), do ensino militar em duas escolas municipais, a recuperação de ramais e a construção de novas UBS, e ainda falou do desafio de administrar ao lado de Romeiro diante da crise econômica que afeta o país.

“Mesmo assim, nós continuamos investindo capital próprio, buscando outros recursos e sempre fiscalizando o uso do dinheiro público para proporcionarmos bem-estar e melhores condições de vida para os cidadãos”, ressaltou Mário Abrahão.

Inauguração da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)/Foto: Divulgação

Sandra Braga acrescentou que a CAF representa uma mudança significativa para o atendimento em saúde, em comparação ao cenário encontrado no início do ano. “Ao chegarmos aqui ao município, logo que tomamos posse, encontramos salas pequenas e apertadas, sem condições adequadas, com os produtos espalhados. Havia dias em que, para a gente procurar medicamentos, tínhamos que subir em caixas, isto é, tudo desorganizado. Logo, analisamos a situação e percebemos que precisávamos de um espaço único para alocar todo o nosso estoque e fazer um controle mais eficaz”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Saúde.

O CAF dispõe do sistema Hórus, um banco de dados nacional de medicamentos. O recurso possibilita informar, por exemplo, a quantidade de medicações disponíveis nas unidades de saúde do município e ainda faz o controle dessa dispensa, evitando o uso indevido e o desvio dos remédios. Presidente Figueiredo é a primeira cidade do interior do Estado a implantar a ferramenta.

 

Artigo anteriorPetrobras divulga finalistas do IV Prêmio de Jornalismo
Próximo artigoAmazonas está livre da praga cancro cítrico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui