Centro de Zoonoses Municipal será descentralizado pela Prefeitura

Cent4ro de Zoonoses de Manaus/Foto: Arquivo

Cent4ro de Zoonoses de Manaus/Foto: Arquivo


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai descentralizar os serviços do Centro de Zoonoses, a partir deste semestre, colocando duas Unidades Móveis para a castração e microchipagem dos cães e gatos nos bairros de Manaus, além de outros serviços, conforme anunciou o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, que reforçou que o CCZ trabalhará em parceria com as Organizações Não-Governamentais e ofertará para os moradores também a vermifugação dos animais.

“Estamos colocando em prática ações voltadas à vigilância das zoonoses e ao bem-estar dos animais, e implantando a Política Municipal de Controle de Zoonoses, com vários projetos em parcerias entre as secretarias municipais, com a criação de um Conselho Municipal de Proteção aos Animais e a reforma e ampliação da estrutura do Centro de Zoonoses com a recuperação e reestruturação das áreas de alojamentos dos animais e construção de um ‘gatil’ adequado para abrigo dos felinos, além da descentralização dos serviços”, disse o secretário.

Segundo Evandro Melo, o plano está sendo finalizado pela Semsa, por determinação do prefeito Arthur Neto, e uma das principais propostas é a descentralização das ações, com a aquisição de duas Unidades Móveis para registro, identificação, castração e esterilização dos animais, além de vacinação, educação em saúde e a criação de quatro unidades descentralizadas de Controle de Zoonoses, para possibilitar o aumento da efetivação das ações.

“Teremos também Unidades Descentralizadas de Controle de Zoonoses, que  serão construídas em todos os distritos de saúde e trabalharão juntos com as equipes do Estratégia Saúde da Família, levando atendimento a todos os bairros, com serviços gratuitos às famílias cadastradas. Outra novidade é que a Semsa vai trabalhar de forma integrada com o Estratégia de Saúde da Família levando orientação e educação em saúde às famílias mais carentes sobre o trato com os animais”, afirmou o secretário.

Chips

Evandro Melo disse que a Semsa já implantou 2.176 microchips nos cães da capital. A intenção de realizar o controle da população dos animais domésticos é evitar que eles sejam soltos nas ruas da cidade. A colocação dos microchips ocorre desde o mês de junho do ano passado quando o Centro de Controle de Zoonoses passou a dispor do material para a realização da microchipagem.

Segundo o secretário Evandro Melo, o procedimento é simples e além de microchipagem, os animais também são castrados. “Nos microchips são armazenadas todas as informações do dono do animal doméstico e a identificação é feita com um leitor eletrônico”, informou o secretário.

“Ainda este semestre as Unidades Móveis vão estar prestando o serviço a população”, informou o chefe do Núcleo de Controle de Raiva Humana e Animal, José Horácio Pereira. Segundo ele, cinco Organizações Não Governamentais também dão apoio ao Centro de Zoonoses indicando donos de animais para serem microchipados. “O procedimento cirúrgico é simples e dura, em média, 15 minutos”, afirma José Horácio.

Leis

A ação visa dar cumprimento à Lei Municipal nº 1.590/2011, que disciplina a criação, propriedade, guarda, uso e transporte de cães e gatos em Manaus. “A lei obriga, entre outras coisas, os proprietários a manter seus animais identificados, com coleira e guia em vias públicas e a recolher os dejetos”, ressaltou Horácio.

A Lei nº1.590/2011 estabelece que ficam proibidos o abandono, os maus-tratos (castigos e a falta de cuidados veterinários), a permanência de animais soltos nas ruas e o adestramento em vias públicas. O descumprimento da lei sujeita os infratores a multas que variam de 1 (uma) a 8 (oito) UFM (Unidade Fiscal do Município de Manaus).

O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão da Semsa, subordinado ao Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE), e é  responsável por desenvolver ações de vigilância e controle de zoonoses como a vacinação antirrábica, controle populacional de cães e gatos e controle de sinantrópicos (pragas urbanas).

Para informações ou denúncias, o telefone do CCZ é 3625-2655. O serviço de vacinação de cães e gatos está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do próprio CCZ (av. Brasil s/n, Compensa I, próximo à feira coberta.

Artigo anteriorRelatório de obras da Arena da Amazônia cancela visita da FIFA
Próximo artigoNa inauguração do Hospital de Silves Omar anuncia obras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui