Cidades

Centro do Idoso completa nove anos com mais de 19 mil atendimentos

Foto: Divulgação
Redação I
Escrito por Redação I

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realiza nos dias 8, 9, 10 e 17 de agosto, o 9º aniversário do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado na rua Wilkens de Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona sul. O Ceci estima receber um público de 3.500 pessoas, sendo 3 mil idosos dos 14 grupos de convivência.

Para celebrar os nove anos de existência, a coordenação montou uma programação especial. As comemorações iniciam na terça-feira, 8, com o “Bazar de Aniversário”. Neste dia, cerca de 20 usuários que participam dos grupos de convivência, estarão expondo artesanatos, utensílios de cozinha, bijuterias e produtos de beleza. O bazar acontece das 8h às 18h, na Praça Central do Ceci.

Já nos dias 9 e 10, os alunos dos cursos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) aproveitam para divulgar seus trabalhos e vender quitutes durante a “Feira Gastronômica”. A comunidade poderá prestigiar a feira e saborear algumas das delícias da culinária amazonense como o tacacá, pirarucu de casaca e doces com cupuaçu.

Foto: Divulgação

Mostra de Dança – Ainda nos dias 9 e 10 de agosto, a partir das 15h, a Secretaria de Estado de Cultura (Sec) promove em alusão ao aniversário do Centro Estadual de Convivência do Idoso, a 9ª edição da “Mostra de Dança da Terceira Idade”. O evento cujo objetivo é valorizar a arte da dança e proporcionar a troca de experiências através da socialização, conta com 600 idosos inscritos nas modalidades de samba, forró, dança de salão, axé e danças regionais divididas nas categorias solo; dueto e grupo.

Podem inscrever-se homens e mulheres com idade mínima de 50 anos, mediante a entrega de cópia do documento de identificação. As inscrições estão sendo efetuadas na sala do serviço psicossocial do Ceci.

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Convivência do Idoso, Renata Eliziário, haverá uma premiação surpresa aos vencedores e todos os participantes receberão certificados.

Baile dos Sexagenários – Encerrando o mês de comemorações, a Secretaria de Estado da Assistência Social realiza no dia 17 de agosto, a partir das 18h, o tradicional “Baile dos Sexagenários”. Em sua quinta edição, o baile celebra o aniversário dos envelhecentes, aqueles usuários que completam 60 anos de idade, em 2017. O evento representa a passagem da fase adulta para a terceira idade.

História – O Governo do Estado do Amazonas inaugurou, em 29 de agosto de 2008, o Centro Estadual de Convivência do Idoso, atendendo a reivindicação de atores sociais e idosos. O Centro é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, através de uma gestão compartilhada entre as Secretarias de Estado de Cultura (Sec); Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati/UEA).

Atividades desenvolvidas – São realizadas diversas atividades como dança, teatro e coral, a fim de melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade. Toda semana acontecem no Centro, atividades como a Quinta Cultural e a Sexta Dançante. Atualmente, o Centro do Idoso desenvolve atividades com 3 mil usuários e no mês de junho deste ano, foram registrados mais de 19 mil atendimentos.
Programação

Baile dos Sexagenários
Data: 17 de agosto
Hora: 18h
Local: Praça Central do Ceci

Comentários

comentários

Deixe seu comentário