Centro Integrado para controle e combate a queimadas instalado no Amazonas

Instalação Centro em Manaus/Foto: Alfredo Fernandes
Instalação Centro em Manaus/Foto: Alfredo Fernandes
Instalação Centro em Manaus/Foto: Alfredo Fernandes

Instalado no Amazonas, pela Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), o Centro Integrado Multiagências para a Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas no Amazonas (CIMA-AM). O novo centro permitirá maior coleta de dados com o objetivo de definir ações  para prevenção e combate das queimadas no Estado.

O evento aconteceu no auditório do Corpo de Bombeiros, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Durante a cerimônia, ocorreu a assinatura de um termo de cooperação de técnica entre 17 instituições que atuarão de forma integrada.


De acordo com o Hamilton Casara, coordenador do Centro de Mudanças Climáticas do Amazonas (Ceclima) da SDS, o novo centro é um serviço de inteligência, formado por técnicos das instituições parceiras. “O centro foi criado por conta da situação emergencial do atual período de estiagem e queimadas e é fundamental nesse momento em que tem situações graves de umidade relativa do ar baixa e aumento de temperatura, quando nós precisamos ter ações integradas de todas as instituições que trabalham na recepção de dados do satélite, transformando isso em informações e distribuindo para todas em instituições executoras”, disse Casara.

De acordo com o coordenador, o trabalho permitirá a emissão de dois boletins semanais para subsidiar as ações do poder público. O campo de ação do centro são os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e a região  do sul do Amazonas.

Até o mês de novembro de 2014, além do controle e combate as queimadas, serão realizadas palestras e eventos de sensibilização.  Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros coronel Roberto Rocha, o Governo do Estado já havia implantado ações de controle, porém, com o novo Centro Integrado, as ações serão mais ágeis.

“Esse poder de resposta já estava constituído principalmente no sul do Amazonas, mas com o centro vamos ampliar isso. Há focos de calor na região metropolitana e, no sul do Estado, atuaremos inclusive com parceria dos Estados de Rondônia, Acre e Pará”, ressaltou Roberto Rocha.

Recomendações – O comandante do Corpo de Bombeiros afirmou, ainda, que a população pode fazer denúncias sobre queimadas, ligando para o número 193. Ele recomenda também que, nas áreas urbanas, alguns hábitos podem evitar queimadas. “As pessoas devem evitar jogar cigarros na grama ou no lixo e não deixar latas (de alumínio) expostas que refletem  a luz solar e geram uma combustão espontânea. Todos esses fatores aliados à vegetação seca e à baixa umidade podem gerar o início das chamas”, ressaltou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (inpe), há um aumento de 143% nos focos de calor este ano, em relação a igual período de 2013. O meteorologista do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dellarosa, disse que as chuvas estão abaixo do esperado neste verão, que deverá se prolongar em até um mês. Para ele, a criação do centro gera informações científicas capazes de dar suporte para a tomada de decisão do poder público.

“As tecnologias elas têm que servir ao homem pra que ele possa se antecipar nas questões de relativa gravidade. Neste caso nós temos monitorado a condição de umidade, a condição de chuva e de ventos e a possibilidade de ocorrência de um fenômeno comum nesta época do ano, as invenções térmicas, que impedem a dissipação pela atmosfera de poeiras causadas pela a atividade humana junto à superfície (poluição). Então, este centro de monitoramento permitirá a coleta de informações capazes de pelo menos diminuir esses efeitos“, afirmou.

O Governo do Estado tem realizado ações integradas inclusas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas – PPCD-AM2012-2015, com o objetivo de promover o uso sustentável do solo e reduzir o desmatamento e queimadas.

Artigo anteriorConstrução de passagem de nível na Cachoeirinha é proposta na CMM
Próximo artigoFisioterapeuta credenciado pela FIFA ministra curso em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui