Centro Multifuncional de Parintins vai integrar órgãos ligados à gestão ambiental no AM

Centro Multifuncional de Parintins, agregará órgãos do sistema ambiental/Foto: Divulgação

Inaugurado, hoje, quarta-feira (06), pela Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Centro Multifuncional – Casa do Produtor de Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus, ocasião em que foi anunciada a construção de outros três centros, no interior do Amazonas, a serem instalados em Boca do Acre, Humaitá e Apuí, municípios que foram escolhidos de forma estratégica, uma vez que estão localizados em áreas com maior pressão de desmatamento no Amazonas, já que a proposta é reduzir os passivos ambientais nessa região com os serviços oferecidos nos Centros.
O projeto será realizado em parceria entre Governo do Amazonas e o banco alemão KfW que financiará a construção dos centros, por meio do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas (Profloram). A população dessas áreas terá acesso rápido e fácil aos serviços de gestão ambiental, produção sustentável e comercialização, além do ordenamento territorial e regularização fundiária. O planejamento para início de construção dos centros está sendo definido.


De acordo com o titular da Sema, Antonio Stroski, a parceria dos governos do Amazonas e Alemanha, por meio do bando KfW é fundamental para a implantação e funcionamento dos centros. Ele ressalta que a parceria tem o intuito de fortalecer a gestão ambiental e territorial em 12 municípios do Sul e Sudeste do Estado. São eles: Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins, e Nhamundá.

Stroski destaca que os centros multifuncionais aproximam da população o atendimento feito pelos órgãos estaduais responsáveis pela execução da política ambiental e fundiária do Amazonas, entre eles a Sema, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Política Fundiária (SPF).

Os serviços que serão disponibilizados incluem cadastramento de produtores para os programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), licenciamento ambiental, regularização fundiária, assistência técnica, orientação e realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que foi prorrogado até maio de 2017, entre outros. A população também poderá ter acesso à assistência sobre controle agropecuário, florestal e pesca, além de recursos minerais.

O prédio do Centro Multifuncional – Casa do Produtor de Parintins, está localizado na avenida Amazonas, no Centro da cidade. Ele funcionará de segunda à sexta-feira, em horário comercial, com equipes da Sema, Ipaam, além da SPF e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parintins.

O que são os Centros – Os Centros Multifuncionais (CMFs) são bases institucionais do Sistema Sema com a finalidade de integrar os órgãos estaduais envolvidos na gestão ambiental, proporcionar ordenamento territorial, regularização fundiária, produção sustentável e comercialização sustentável. Os CMFs também tem o intuito de apoiar o processo de descentralização da gestão ambiental, promover a cooperação intensiva e articulada entre instituições municipais, estaduais, federais, governamentais e não governamentais.

Secretário Stroski inaugura o Centro, em Parintins/Foto
                                  Secretário Stroski inaugura o Centro, em Parintins/Foto: Divulgação
Artigo anteriorDilma se diz alvo de complô e reafirma inocência, em defesa no Senado
Próximo artigoMinistro Padilha vai avaliar atos que criaram reservas ambientais no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui