Cerca de 1,5 mil pessoas vão à Feira de Livros do Parque dos Bilhares

Feira arrecadou mais de 1.500 volumes de livros/Foto: Tacio Melo
Feira arrecadou mais de 1.500 volumes de livros/Foto: Tacio Melo
Feira arrecadou mais de 1.500 volumes de livros/Foto: Tacio Melo
Crianças tomaram contatos com livros diversos/Foto Tácio Melo
Crianças tomaram contatos com livros diversos/Foto Tácio Melo

Aproximadamente 1,5 mil pessoas passaram pela à 1ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares, em Manaus, evento que teve como principal foco, a doação de livros arrecadados durante campanha realizada pelos servidores da Semmas, ao longo de um mês, que arrecadou mais de 1,5 mil volumes, de diferentes áreas do conhecimento, com cada visitante tendo direito a levar até cinco volumes.
Houve, também, exposição de livrarias, editoras e escritores, como parte do Projeto Cultura no Parque, idealizado pelo Departamento de Arborização e Paisagismo, da Semmas. O projeto estabeleceu um calendário de eventos e atividades alusivas a datas comemorativas durante todo o ano, para estimular o aumento da frequência no parque e estimular a consciência ambiental dos frequentadores.


A feira contou com a participação da coordenação do Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar, da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) e da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), por meio do Projeto Viajando na Leitura, além do Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Aníbal Beça, da Semed, que participou da programação com a apresentação do Curumim na Lata.

Nos estandes da secretaria aconteceram atividades de trava-línguas com o uso de livros infantis e gibis, a apresentação de ‘Contando e Encantando com Origami’ com a Bruxa Lepap, interpretada pela professora Eli Nelza Soares, da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), da Semed; e a contação de histórias voltadas para a preservação ambiental com a Vovó Rufina, interpretada pela professora Maristela Barbosa, da Escola Municipal Maria Rufina de Almeida

O Projeto Vovó Rufina, apresentado durante a feira, é premiado pelo Programa Viajando na Leitura (2012) e nacionalmente com o 2º lugar do Construindo a Nação, do Sesi (2014). De acordo com a professora Maristela Barbosa, o projeto surgiu há cinco anos com o intuito de resgatar a importância do respeito aos mais velhos e estimular a ida à biblioteca escolar e o gosto pela leitura. Foi criado pela gestora da Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, Sandra Aguilar.

“O estímulo à leitura é grande na escola. Premiamos com medalhas e brindes os alunos que leem mais livros por ano. O aluno e a aluna vencedores, em 2014, leram mais de 40 livros em um ano e hoje fazem parte do projeto. A cada ano essa iniciativa cresce mais e, neste ano, visitaremos 10 escolas com a Vovó Rufina”.

A feira, também, despertou o interesse de professores, que compareceram ao evento na companhia de alunos, como é o caso das professoras Samia Castro e Ednelza Falcão, do curso de Administração do Uninorte, e de Rubia Lemos, da rede municipal de ensino. “Cobro sempre dos meus alunos que dispensem também um pouco de tempo para a leitura, deixando de lado o tablet e a internet que trazem conteúdos prontos e quase sempre são impressos sem que o aluno sequer pare para ler”, lembrou Rúbia, que parabenizou a Prefeitura de Manaus pela iniciativa da feira.

O evento contou com a participação das escritoras Alessandra Leite e Ana Peixoto, duas bibliotecas móveis (do Ipaam e do Sesc Amazonas), recreadores da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult), responsável pela gestão da Biblioteca do Sesi em funcionamento no Parque dos Bilhares, companhias de dança, jogos recretivos realizados por alunos da Faculdade Estácio Amazonas, distribuição de mudas, exposição de reaproveitamento de resíduos sólidos e recitais de poesias.

Artigo anterior‘Dois Irmãos’, em quadrinhos, será lançado no Largo de São Sebastião
Próximo artigoBritney Spears xinga fã durante show em Las Vegas, nos Estados Unidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui