Chamadas de call center serão identificadas com nome da empresa e assunto

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (27) que vai começar a implementar, em conjunto com as operadoras de telefonia, protocolos para que chamadas de empresas de call center sejam identificadas e autenticadas com o nome da empresa e o assunto.


Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações, diz que a expectativa é que a medida comece a ser implementada neste ano, mas ganhe mais adesão em 2024. A adesão será opcional.

Funcionará assim: a Anatel, em parceria com as operadoras, estabelecerá os protocolos e requisitos para identificação e autenticação das chamadas.

Depois, as operadoras contratarão os sistemas para viabilizar a medida. Uma vez que os sistemas estejam implementados, as operadoras poderão oferecer aos seus clientes. O foco são as grandes empresas de call center.

Caso a empresa de call center venha a aderir à medida, as ligações de seus clientes passarão a ser identificadas no visor do celular com informações como:

  • nome da empresa
  • número
  • logomarca da empresa
  • assunto da chamada
Foto: Reprodução/ Anatel

Também haverá um selo identificando que é um número autenticado, ou seja, validado, não se tratando de uma ligação fraudulenta, por exemplo.

Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, disse que o objetivo da medida é combater ligações fraudulentas de telemarketing.

A ação faz parte do pacote de medidas da Anatel pela combater o chamado telemarketing abusivo.

Apesar de a adesão ser opcional, Borges disse que a expectativa é que os grandes calls centers venham a aderir

“Imaginamos que call center vai ganhar eficiência com chamadas mais efetivas”, disse.

“imaginamos universalização [da medida] ao longo do tempo, mas mesmo com foco nos grandes calls centers, mais de 50%, 60% das chamadas [de telemarketing] estarão identificadas”, completou.

Ele reforçou que a medida começará a ser implementada ao longo deste ano, mas que o grande volume de adesões deve se dar em 2024.

g1

Artigo anteriorBarcelos: praias de água doce e cultura reforçam atrativos do destino amazonense
Próximo artigoVeículos abandonados são retirados das ruas no bairro São Jorge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui