
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), parte da Operação “Raízes do Cedro”, pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, neste sábado (12 de outubro), às 7h11, com 211 passageiros, incluindo 12 crianças de colo. O voo partiu de Lisboa, após uma parada técnica, na sexta-feira (11).
Essa é a quarta etapa da operação, que decolou de Beirute às 12h25 de sexta. Até agora, 885 pessoas e 11 pets foram resgatados do Líbano. A primeira etapa ocorreu no domingo (6 de outubro), com 229 passageiros e três pets, recebidos pelo presidente Lula, que destacou os esforços para trazer todos os brasileiros e seus familiares.
A operação segue priorizando mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. O governo federal publicou uma Medida Provisória que liberou R$ 80 milhões para a logística de transporte e apoio humanitário na região. Além disso, o KC-30 transportou 7,5 toneladas de insumos de saúde ao Líbano.
O governo recomenda que brasileiros sigam as orientações das autoridades locais e, se possível, deixem o Líbano por conta própria. O aeroporto de Beirute ainda opera com voos da Middle East Airlines. O Itamaraty disponibiliza o número de plantão consular: +55 (61) 98260-0610.
No Brasil, os repatriados recebem assistência de equipes do Ministério do Desenvolvimento Social, ONU e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Há também atendimento médico da Força Nacional do SUS para cuidados de saúde física e mental. A Polícia Federal e Rodoviária Federal auxiliam no controle migratório e no transporte terrestre dos repatriados.
Animais de estimação podem entrar no Brasil sem a documentação completa, graças à flexibilização das regras pelo Ministério da Agricultura.
A Operação “Raízes do Cedro” foi ordenada pelo presidente Lula devido ao conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano. A repatriação é semelhante à Operação “Voltando em Paz”, que resgatou mais de 1.500 brasileiros entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República