
Começo esse texto com a citação na íntegra da mensagem do Natal como ato de subversão, atribuído a dois autores que vem circulando na redes sociais desde do ano passado.
Assim diz a mensagem:
“Gosto de pensar o Natal como um ato de subversão…
– Um menino pobre;
– Uma mãe “solteira”;
– Um pai “adotivo”;
– Quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade (pastores);
– É presenteado por gente “de outras religiões” (magos, astrólogos);
– A “família” tem que fugir e viram refugiados políticos;
– Depois volta e vai viver na periferia;
O resto, a gente celebra na Páscoa… mas com a mesma subversão…
Sim! A revolução virá dos pobres! Só deles pode vir a salvação!”
*Por Pastor José Barbosa Junior
Ou
*Por Dom Helder Câmara
E o Natal do Brasil, Amazonas e Manaus
Para o cristianismo, o natal significa comemoração do nascimento de Jesus Cristo, onde as famílias vão a igreja ouvir a mensagem dos líderes religiosos, depois se reúnem em grupos para fazer a ceia de natal, com a mesa farta de comidas e bebidas, vestem as melhores roupas, de preferência novas e esperam dar meia para comemorar a chegada do Natal, aí começa abraços, beijos e aperto de mão desejando feliz Natal, tem gente que passa o ano todo sem se falar, mas com o espirito natalino voltam a se falar nem que seja só por esse momento.
O que comemorar no Brasil
Nesse Natal de 2024, no Brasil 14,7 milhões deixaram de passar fome no país, tirando o país do Mapa da Fome, segundo relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024). Esse é resultado positivo do trabalho do atual governo federal, sobre liderança do presidente Lula que priorizou a erradicação da pobreza e o combate a fome, comprimido o primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) agenda 2030, que é de erradicar a fome no mundo.
E no Amazonas o que comemorar no Natal
Segundo dados da pesquisa sobre segurança alimentar no Brasil do IBGE (2024), no Amazonas temos cerca de 2 milhões de pessoas com algum grau de insegurança alimentar e 400 mil pessoas passando fome.
Dados da pesquisa, diz que:
‘Com grau de insegurança alimentar leve são 1,2 milhão; com o grau de insegurança moderada 266 mil; e com o grau grave são 437 mil pessoas. Outros 2,2 milhões de moradores vivem com segurança alimentar.’ (IBGE:2024)’
E Manaus o que refletir no Natal
Manaus a cidade mais populosa da região norte e a sétima do Brasil com 2.200 mil habitantes que vivem na cidade.
Mas, afinal, o que podemos comemorar nesse Natal.
Manaus como a Cidade com as 6 maiores Favelas do Brasil
Manaus é atualmente a sétima cidade mais populosa do Brasil, com mais de 2,2 milhões de habitantes. Esse crescimento desordenado tem gerado problemas de urbanização e agravado o déficit habitacional, que chega a mais de 105 mil faltas de moradias representando 53,38% do território da cidade composto por favelas ou como chamamos de periferia.
Manaus tem 6 das 20 maiores favelas do Brasil, segundo dados do estudo do IBGE (2024), são elas:
1) Cidade de Deus/Alfredo Nascimento – Manaus (AM), 55.821
2) Comunidade São Lucas – Manaus (AM), 53.674
3) Zumbi dos Palmares/Nova Luz – Manaus (AM), 34.706
4) Santa Etelvina – Manaus (AM), 33.031
5) Colônia Terra Nova – Manaus (AM), 30.142
6) Grande Vitória – Manaus (AM), 26.733
Totalizando 234.107 mil pessoas que vivem na periferia (favelas).
Manaus é a terceira capital mais desigual do País, de acordo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), coloca Manaus como a 23ª capital brasileira mais desigual do País, considerando os indicadores sociais como moradia, salário, saúde, saneamento e segurança.
A capital amazonense ocupa a primeira posição no índice de pobreza. Com 41,8% da população em situação de miséria, sem renda ou abaixo de 1 salário mínimo, ou seja, 1.098.957 milhão de pessoas, além de ter cerca de 11,1%, ou 290.549 pessoas, em situação de pobreza extrema.
Portanto, que esse Natal sirva de reflexão para nossos governantes, lideranças políticas e movimentos sociais que precisamos continuar mudando o Brasil na liderança do presidente Lula e que os governantes e lideranças políticas do Amazonas e Manaus coloquem como prioridade o erradicação da fome e da pobreza e crie políticas públicas para garantirá a cidadania básica para nosso povo que o direito assegurado na constituição, o direito a alimentação, a habitação, saúde, educação, renda e lazer.
Vamos celebrar esse Natal pensando que podemos fazer mais e mudar essas estruturas políticas para melhorar a cidade e a vida de todos e todas…
Altemir Viana é sociólogo e consultor político
Não podia ser retratado de forma mais democrática. Feliz Natal subversivo!😉