Cheia do Rio Solimões afeta rotina de estudantes em Benjamin Constant

Foto: Reprodução

A cheia do Rio Solimões tem impactado diretamente a rotina dos estudantes em Benjamin Constant, município localizado no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A cidade está entre os 28 municípios que decretaram estado de emergência devido à elevação do nível dos rios no estado. De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, neste domingo (25), o nível do Solimões na região chegou a 12,55 metros.


Segundo a prefeitura, muitos alunos passaram a depender de embarcações para chegar às escolas. Apesar das dificuldades, o governo do Amazonas informou que as aulas continuam, com o transporte escolar sendo adaptado para atender à nova realidade.

Com o avanço das águas, crescem também os riscos à saúde da população. Há alerta para casos de afogamentos, acidentes com animais peçonhentos e doenças decorrentes do contato com água contaminada. Um dos principais problemas enfrentados é o aumento de doenças gastrointestinais.

Apenas nos primeiros 15 dias de maio, Benjamin Constant registrou mais de 400 casos dessas doenças — número que praticamente iguala todas as notificações feitas em abril.

A pesquisadora Geise Canalez, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), explica que estudos realizados na região apontam contaminação das águas do rio Javari — que banha o município — durante o período de cheia.

“Altos índices de coliformes fecais são o primeiro sinal de alerta para a saúde humana, principalmente de crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis. Esses níveis comprometem a potabilidade da água, e até o simples banho pode causar contaminações, não apenas a ingestão ou o uso na alimentação”, destaca a pesquisadora.

Fonte: g1/Amazonas

Artigo anteriorÁguas de Manaus é notificada por desabastecimento de água no Dom Pedro
Próximo artigoCamelôs protestam contra decreto que restringe comércio informal nas praias do Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui