Chico Doido: trancando a porta depois de ser assaltado – por Paulo Onofre

Assessor parlamentar Paulo Onofre

Isso me parece factoide! Chico, em meu entendimento, você está fazendo tudo ao contrário, existe alguns itens que você tinha a obrigação de seguir: que precediam o reajuste da tarifa de ônibus, senão a emenda sai pior que o soneto:


1º – Você deveria ter fiscalizado os ônibus antes de dar o reajuste, este trabalho de certa forma pericial, você deveria ter sido acompanhado por mecânicos, para assim, os técnicos fazerem um laudo técnico da situação real dos coletivos, e ver se eles estão em condições de circular no município;

2º – Analisar a planilha de Custo, de preferência acompanhado com um economista, administrador de empresa ou contador; Depois, se estes dois primeiros itens estivessem nos conformes. Far-se-ia um relatório final, que seria encaminhado pera a Câmara Municipal de Iranduba.

Assessor parlamentar Paulo Onofre

Agindo desta forma, você estaria prestigiando o poder legislativo (Câmara), e não tratando aquela casa legislativa, como se fosse um puxadinho ou extensão da prefeitura. Não esqueça, você representa o poder executivo e a câmara é poder legislativo independente ou pelo menos deveria ser, parece que você Chico e sua assessoria não entenderam isso.

Então, chegando os documentos na Câmara, está por sua vez chamava uma audiência publica, com a participação dos empresários da área de transporte, como também a participação do principal interessado que é o povo. Daí seria inicia uma discussão do reajuste da tarifa, tomando como base as informações contidas na planilha Ao final deste processo, se os vereadores chegassem á conclusão que o reajuste é legal. Pronto, você sancionaria o projeto que reajusta a tarifa.

Agora, sabe o que vai acontecer, a tua assessoria não te orientou para este rito. Os vereadores de oposição, vão deitar e rolar em cima desta situação e seu desgaste político serão eminentes. Tudo isso, porque como se fala no chargão político “HOUVE UMA PISADA NA BOLA DE QUEM TE ASSESSORA, o reajuste não foi discutido com a sociedade”. “Não “se esqueça de uma celebre frase” QUEM TEM O POVO A SEU LADO NUNCA VAI FICAR SÒ”.

Os teus aliados Chico, que hoje estão com você, poderão permanecer ao seu lado ou não, pois, não se iluda de uma fora ou de outra, todos eles tem interesse em alguma coisa. Dizia o ex-governador Gilberto Mestrinho que: os aliados de hoje, podem ser os inimigos de amanhã, e os inimigos de hoje, podem ser os aliados de amanhã.

Quer ver um exemplo, se você cair em desgraça, por te impingirem acusações de corrupção, e está chegar em um momento de tua impopularidade. Vem o vice-prefeito que está calado, mas não e leso, se compõe com os vereadores e você fica igual àquela frase daquela múica que diz “SÒ SOMENTE SÒ. Porque vereador nem um, vai querer se indispor com a população pra te defender, ele vai ficar ao lado, de quem ele possa pousar de bonzinho, e assim que a coisa acontece.

Tenha como exemplo o Xinaik, quando foi preso todos os aliados que não foram em cana, pularam fora. É meu amigo, quando o navio está naufragando, os ratos são os primeiros a pular do barco. Como dizia mina avó: conselho e rapé toma quem quer, mesmo você não pedindo, vou me arvorar a te dar um conselho. Quando você for tomar medidas impopulares, procura pessoas para te orientar.

Ninguém é obrigado a saber tudo. Não esqueça você é empresário e não político. Então, ainda lhe falta a experiência necessária, para você transitar nos corredores sombrios do poder.

*Paulo Onofre é assessor parlamentar e programador cultural

Artigo anteriorFlu e Bota: Mais um clássico de pouca importância e muita rivalidade
Próximo artigoCaixa dois e 2 milhões de euros na conta de José Serra, diz ex-Odebrecht

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui