
No encontro que o prefeito em exercício do município de Novo Airão, José Baliza, teve com o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt, na tarde dessa sexta feira (08), os dois conversaram inúmeros temas, principalmente, sobre os objetivos da atual gestão de transformar o município num grande ‘polo turístico regional’.
Fernando Schmidt ressaltou que essa “não é uma visita oficial”, mas um atendimento a recomendações de amigos, considerando que um dos objetivos enquanto embaixador, é articular a expansão dos investimentos bilaterais entre o seu país e o Brasil, agora com foco nos potenciais da Amazônia.
Em Novo Airão, o investimento nesse setor deverá começar pela estruturação comercial, para atrair mais investidores e mais visitantes.

Para tanto, Schmidt disse que estão previstos investir cerca de R$ 85 milhões em Airão, observando que os investimentos do Chile no Brasil estão mais voltados para as regiões centro-sul, sendo que agora “estamos com o olhar focado em municípios com potencial turístico, como no caso Novo Airão”.
O prefeito José Baliza acrescentou que o turismo sempre terá um papel importante em qualquer cidade com grande potencial, tanto que o embaixador abordou Baliza para ressaltar que só no Brasil são cerca de mais de 300 mil turistas chilenos em visitas, para os quais esse quantitativo deverá aumentar gradativamente com a expansão para Novo Airão.
Movimentação do ministro
O embaixador do Chile no Brasil Fernando Schmidt chegou no início da tarde dessa sexta feira (08), em Novo Airão, trazendo em sua comitiva a esposa e dois filhos.
Ele chegou ao município acompanhado do secretário municipal do Turismo Marcos Aurélio, indo direto para o Hotel Amazônia Park & Suites.

O prefeito em exercício José Sales Baliza recepcionou os visitantes, os quais, após o almoço com pratos típicos da região, seguiram para um passeio de barco pelo Arquipélago de Anavilhanas, o segundo maior do mundo com mais de 400 ilhas, e, também ver os botos cor-de-rosa.
O embaixador vai pernoitar no município e aproveita a oportunidade para um completo “relax” em contato com a natureza.
Num rápido contato com os moradores, Fernando percebeu a hospitalidade das pessoas airãoses e isso é importante para qualquer visitante.
Por Garcia Neto