China aprova primeira vacina em spray nasal contra a Covid-19

Foto: Reprodução/Getty Images

A Administração Nacional de Produtos Médicos, órgão regulador chinês, aprovou nesta segunda-feira, 5, a vacina recombinante da farmacêutica CanSino Biologics para Covid-19 na forma inalável. O objetivo é de que o imunizante seja usado como dose de reforço. Administrado por meio de spray aerossol, o imunizante pode “efetivamente induzir proteção imunológica abrangente em resposta ao ao SARS-CoV-2 após apenas uma respiração”, de acordo com a CanSino.


A empresa conta que a Convidecia Air (nome comercial) utiliza a mesma plataforma tecnológica usada na versão intramuscular, oferecendo uma opção “não invasiva” e que usa um nebulizador para transformar o líquido em aerossol para inalação pela boca.

Estudos publicados na revista científica britânica The Lancet indicaram que a vacina nasal de fato pode induzir forte imunidade humoral, celular e mucosa, suficiente para conter a infecção e replicação do coronavírus e suas variantes.

Os testes foram realizados em chineses, com mais de 18 anos de idade, que haviam recebido anteriormente duas doses de CoronaVac. Os resultados positivos renderam a aprovação do pedido de teste clínico para a Convidencia Air em março de 2021.

Convidecia no Brasil

Em março desse ano, a Biomm solicitou o registro definitivo da Convidecia na sua forma injetável para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após a aprovação do órgão regulador, a companhia prevê importar, inicialmente, a vacina Convidecia e, posteriormente, produzi-la na planta biofarmacêutica em Nova Lima, em Minas Gerais. Ainda não há planos para o registro da versão inalável por aqui.

Veja Abril

Artigo anterior‘Não conte comigo desta vez Bolsonaro’, disse Michel Temer
Próximo artigo“É preciso declarar independência dos velhos governantes do Amazonas”, diz Ricardo Nicolau

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui