China e EUA quebram o gelo e realizam encontro bilateral na COP27

Foto: Reprodução

Os enviados especiais para o clima da China, Xie Zhenhua, e dos Estados Unidos, John Kerry, tiveram um importante encontro bilateral nesta quarta-feira (9), na COP27, em Sharm el-Sheik, no Egito.


A reunião não estava na agenda formal da Cúpula do Clima, mas foi a primeira vez em que os dois lados conversaram sobre mudanças climáticas nos últimos meses.

A ação conjunta dos dois países é considerada fundamental para que o mundo possa combater os impactos do aquecimento do planeta, já que a China e os EUA são, respectivamente, o primeiro e segundo maiores poluidores do mundo.

As duas potências econômicas vinham colaborando na frente climática anteriormente, mas isso acabou em agosto deste ano, quando a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, visitou a ilha de Taiwan – considerada pela China uma província rebelde e parte do território chinês.

A visita de Pelosi provocou uma reação irada da China, que suspendeu imediatamente todas as conversas e colaborações na agenda climática com os EUA.

Zhenhua afirmou na COP27 que a visita de Pelosi “feriu os sentimentos do povo chinês”.

Logo depois do encontro, no entanto, Kerry indicou que o gelo foi quebrado, mas que muitas ações ainda são necessárias para que os dois lados voltem à total colaboração.

O representante da China também anunciou que o seu país está disposto a ajudar no financiamento para que nações em desenvolvimento mudem sua matriz energética em direção à uma economia verde.

Essa seria uma contribuição voluntária, já que a China é considerada também um país em desenvolvimento pela Organização Mundial do Comércio (OMC) – embora seja a segunda maior economia do mundo.

Kerry já havia dito anteriormente que a China deveria pagar por seus próprios meios a sua própria transição para uma economia verde, e que também deveria ajudar nações mais pobres.

O assunto, segundo o representante chinês, não foi abordado na reunião bilateral – e a China teria agido por sua própria conta.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorHomem passa pelo tribunal do crime e leva tiros nas mãos no Santa Etelvina
Próximo artigoÉrico Desterro palestra no 3º Congresso Amazonense de Direito Administrativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui