
Uma forte chuva de mais de seis horas atingiu Manaus nessa terça-feira (4). A chuva, que começou por volta das 15h de ontem, deu uma amenizada durante a noite e continua um pouco fraca em alguns bairros.
Até as 23h de terça-feira, a Prefeitura de Manaus havia registrado 32 ocorrências. De acordo com o órgão, por meio de monitoramento da Defesa Civil, foram registrados 17 alagamentos, sendo nove na Zona Leste, dois na Zona Sul, dois na Zona Oeste, dois na Zona Norte e dois na Zona Centro-Oeste; uma ocorrência de bueiro entupido na Zona Oeste; um desabamento na Zona Sul; três desabamentos de muro, sendo um na Zona Centro-Sul, um na Zona Sul e um na Zona Norte; cinco deslizamentos de barranco, sendo um na Zona Norte, dois na Zona Leste, um na Zona Sul e um na Zona Oeste; e cinco desabamentos de casa de alvenaria, sendo três na Zona Norte, um na Zona Sul e um na Zona Centro-Sul.
O Distrito Industrial II, Zona Leste, carros ficaram submersos na chuva. Um homem precisou empurrar sua motocicleta quase que toda coberta pela água.
Duas pessoas ficaram feridas com o desabamento de uma cobertura no Centro, nas proximidades da rua Jonathas Pedrosa, Zona Sul. Uma das vítimas teve um ferimento grave na perna.
Pela Zona Leste, várias casas foram invadidas pela água da chuva. As avenidas Nathan Xavier, na Zona Norte, e Constantino Nery, Zona Centro-Sul, ficaram impossibilitadas para tráfego.
A normal climatológica é a média das chuvas registradas ao longo de, pelo menos, 30 anos para o mês de março. Esse índice serve como referência para avaliar se a precipitação está dentro do esperado. Quando o acumulado mensal fica muito acima desse valor é caracterizada uma anomalia positiva; se fica muito abaixo, uma anomalia negativa.
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o número alternativo (92) 98802-3547, da Defesa Civil. O Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC, encontra-se temporariamente inoperante devido a falhas da operadora Oi.
A Defesa Civil segue monitorando os casos. A meteorologia indica mais chuvas para esta quarta-feira (5).