
Devido a forte chuva que atingiu Manaus, por volta das 9h42 deste domingo (21), cinco portes tombaram na avenida Torquato Tapajós, nas imediações do bairro Novo Israel, Zona Norte de Manaus.
O fornecimento de energia elétrica na área foi suspenso temporariamente nos bairros Santa Etelvina, Novo Israel, Monte das Oliveiras e parte do Nova Cidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um carro – de placas e características não informadas – foi atingido pelos fios durante o trajeto. O incidente não deixou mortos ou feridos.
Segundo informações do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), a causa da queda dos postes foi devido a forte chuva.
Quatro agentes do Manautrans realizaram o desvio dos carros para a avenida Max Teixeira, na entrada do bairro Cidade Nova, na mesma área da cidade, o que causou bastante retenção na via.
A via foi completamente interditada no sentido Centro/bairro, 300 metros antes da entrada para o Novo Israel.
Agentes do Instituto armaram um desvio do tráfego na avenida Torquato Tapajós desde às 10h, no acesso para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (avenida Santos Dumont), passando pela alça inferior do Complexo 28 de Março.
Todo veículo que seguia para a Torquato em direção a bairros adjacentes, utilizaram a Santos Dumont e, depois, a estrada do Tarumã, retornando para a Torquato, pelo bairro Campos Sales. Às 15h uma faixa da via foi liberada.
Bairros sem luz
Por meio de nota distribuída à imprensa, a Eletrobras Amazonas Energia informou que acionou suas equipes no menor tempo possível para se deslocar ao local, avaliar os danos e fazer os devidos reparos na rede elétrica afetada.
A energia foi restabelecida nos bairros adjacentes ao acidente às por volta das 13h35, permanecendo o fornecimento interrompido apenas no trecho da via próximo ao local do desbarrancamento.
Acessos alternativos
Também por intermédio de nota, o Manaustrans informou que, diante da perspectiva de que a retirada dos postes prosseguiria até as 18h, no mínimo, vai manter agentes de trânsito nos locais de interdição.

O Instituto orienta que os condutores utilizem acessos alternativos para chegar à Zona Norte, como as avenidas Max Teixeira e do Turismo, caso não queiram fazer uso da única faixa liberada.
O diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, esteve no local para acompanhar a operação e cobrou agilidade na operação.
Fonte: EM TEMPO