
Ventos fortes e queda pesada de neve atingem o nordeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira, fechando escolas e escritórios do governo. Dezenas de milhares de pessoas estão sem energia e milhares de voos já foram cancelados. Queda rara de neve também afeta o sul do país.
Toda a costa leste americana, desde a Carolina do Norte ao Maine, estava de sobreaviso quanto a uma forte tempestade de neve, com previsão de ventos de até 113 quilômetros por hora. Mais de 30 centímetros de neve estavam previstos para Boston e para a Nova Inglaterra.

A tempestade é o produto de uma queda brusca na pressão barométrica, que alguns meteorologistas estão chamando de “ciclone bomba“, que traz muita neve e ventos fortes. O fenômeno ocorre quando a pressão barométrica cai 24 milibares (unidade métrica de pressão) ou mais em 24 horas. Como resultado, o acúmulo de neve e vento se intensifica.
O inverno rigoroso no hemisfério norte já é o responsável por 13 mortes nos últimos dias, incluindo três em acidentes de trânsito na Carolina do Norte. Até mesmo tubarões foram encontrados congelados em Massachusetts.
Mais de 3.300 voos foram cancelados antes da chegada da tempestade nesta quinta-feira. A operadora de trem de passageiros dos Estados Unidos,a Amtrak, estava operando com velocidade reduzida no nordeste — os sistemas de transporte em grandes áreas metropolitanas, incluindo Nova York e Boston, permanecem abertos.
Fonte: Veja