Cidades banhadas pelo rio Solimões poderão ser isoladas

Imagem: Marizilda Cruppe/Greenpeace

Atalaia do Norte e Benjamin Constant poderão ser isoladas. As cidades são banhadas pelo rio Solimões, que está com escassez hídrica.


Nessa sexta-feira (30), o rio atingiu o nível mais baixo da história. A cota medida foi de -0,94 metro na cidade de Tabatinga, na calha do Alto Solimões, de acordo com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB).

Equipes do órgão deverão se deslocar até a região nos próximos dias. O objetivo da ida é instalar uma nova régua que faça medições até -2 metros, algo inédito.

No Alto Solimões, a média dos últimos 20 anos, para o dia 30 de agosto é de 2,71m. Ou seja, o rio em 2024 está quase 4 metros mais raso que o normal para o período.

A estiagem severa já impacta todo o estado do Amazonas e fez com que o governo estadual decretasse situação de emergência. Para 2024, o governo estadual prevê uma seca severa que pode ser tão grave quanto, ou até pior do que a enfrentada no ano passado.

O mês de agosto ainda está no período de início da estiagem, que deve perdurar até o fim de outubro. Por isso, a previsão é que o nível da água continue a descer fortemente.

Artigo anteriorMayra Dias mais uma vez denuncia o governo Wilson Lima por perseguição política em Parintins
Próximo artigoPandemia do tabagismo: Brasil enfrenta explosão do uso de cigarros eletrônicos entre jovens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui