Cigás conclui obras no Vieiralves e anuncia ampliação da rede na AM-010

Cigás conclui obras no Vieiralves/Foto: Divulgação

Menos de um ano após o início das obras, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concluiu a implantação da primeira fase de expansão da rede de gás natural para atendimento ao Conjunto Vieiralves, na zona centro-sul de Manaus, onde pelo menos 24 potenciais usuários já confirmaram a opção pelo combustível em 2017, e agora, a empresa se prepara para iniciar o trabalho de expansão da rede na AM 010, que receberá mais três quilômetros de tubulações para atendimento de cliente industrial.
Iniciada em maio de 2016, a obra no bairro da capital culminou na construção de um tronco principal de rede para região, junto com caixas de válvula e estações de regulagem e pressão. “A partir de abril, restaurantes, lavanderias, hotéis e condomínios residenciais passarão a usufruir das vantagens associadas ao uso do combustível. A Cigás estima atender aproximadamente 70 clientes dos segmentos comercial e residencial do conjunto, em 2017”, adiantou o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Junior.


Cigás conclui obras no Vieiralves/Foto: Divulgação

Entre os futuros beneficiados estão a Pizzaria Coliseu, Hotel da Vinci, Panificadora Pão e Cia e Restaurante Village, além de condomínios como Residencial Vida, Salvador Dali e Chopin. Estes serão os primeiros empreendimentos residenciais que receberão o combustível, eficiente e mais econômico na utilização para cocção, aquecimento de água e geração de energia elétrica. Vale ressaltar que toda a obra foi executada sempre entre 21h30 e 5h30, para evitar impactos no trânsito da manhã.

Além da economia de até 40% em relação aos outros combustíveis, o gás natural canalizado tem como principais vantagens a praticidade no fornecimento, sempre contínuo via tubulação, pagamento feito somente após consumo, além da segurança de uma rede de distribuição monitorada 24h por dia e da versatilidade de um combustível ecologicamente correto.

Histórico – Primeiro, o gás natural chegou às usinas termoelétricas de Manaus, possibilitando a geração de aproximadamente 60% da energia elétrica consumida na região metropolitana. Em seguida, a distribuição foi estendida para os postos de revenda de combustíveis e às indústrias do Polo Industrial de Manaus. Agora, em 2017, será a vez de residências e estabelecimentos comerciais aderirem ao combustível, somando mais quatro quilômetros de dutos aos 89 já existentes em Manaus.

O novo caminho do gás natural consiste em um tronco principal que parte da rede já instalada na Avenida Constantino Nery e avança pela Rua Maromba, passa por Djalma Batista, Rua Pará, Av. Maceió e Rua Salvador. Outro trecho chega até a Avenida Darcy Vargas, formando um arco para futuramente atender toda a região do Vieiralves, zona centro-sul da cidade.

Vantagens – O gás natural residencial pode ser utilizado para cocção de alimentos, churrasqueiras, aquecimento de água, tanto na cozinha como no banheiro, até mesmo em piscinas. A vantagem do fornecimento contínuo, via duto, dispensa a necessidade de estoque ou acúmulo de combustível, o que possibilita o aproveitamento de mais espaços nas áreas comuns dos condomínios e, por ser mais leve que o ar, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida em caso de vazamento, reduzindo os riscos de acidentes.

Em empreendimentos comerciais, o gás natural também é uma alternativa econômica e prática de geração de energia, climatização, cocção, uso em caldeiras, fornos, estufas, dentre outros, com mais eficiência e segurança que os demais combustíveis.

Artigo anteriorGovernador do AM inicia agenda de reuniões com 61 prefeitos municipais
Próximo artigoPopulares veem “disco voador” no Centro de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui