
Menos de um ano após o início das obras, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concluiu a implantação da primeira fase de expansão da rede de gás natural para atendimento ao Conjunto Vieiralves, na zona centro-sul de Manaus, onde pelo menos 24 potenciais usuários já confirmaram a opção pelo combustível em 2017, e agora, a empresa se prepara para iniciar o trabalho de expansão da rede na AM 010, que receberá mais três quilômetros de tubulações para atendimento de cliente industrial.
Iniciada em maio de 2016, a obra no bairro da capital culminou na construção de um tronco principal de rede para região, junto com caixas de válvula e estações de regulagem e pressão. “A partir de abril, restaurantes, lavanderias, hotéis e condomínios residenciais passarão a usufruir das vantagens associadas ao uso do combustível. A Cigás estima atender aproximadamente 70 clientes dos segmentos comercial e residencial do conjunto, em 2017”, adiantou o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Junior.

Entre os futuros beneficiados estão a Pizzaria Coliseu, Hotel da Vinci, Panificadora Pão e Cia e Restaurante Village, além de condomínios como Residencial Vida, Salvador Dali e Chopin. Estes serão os primeiros empreendimentos residenciais que receberão o combustível, eficiente e mais econômico na utilização para cocção, aquecimento de água e geração de energia elétrica. Vale ressaltar que toda a obra foi executada sempre entre 21h30 e 5h30, para evitar impactos no trânsito da manhã.
Além da economia de até 40% em relação aos outros combustíveis, o gás natural canalizado tem como principais vantagens a praticidade no fornecimento, sempre contínuo via tubulação, pagamento feito somente após consumo, além da segurança de uma rede de distribuição monitorada 24h por dia e da versatilidade de um combustível ecologicamente correto.
Histórico – Primeiro, o gás natural chegou às usinas termoelétricas de Manaus, possibilitando a geração de aproximadamente 60% da energia elétrica consumida na região metropolitana. Em seguida, a distribuição foi estendida para os postos de revenda de combustíveis e às indústrias do Polo Industrial de Manaus. Agora, em 2017, será a vez de residências e estabelecimentos comerciais aderirem ao combustível, somando mais quatro quilômetros de dutos aos 89 já existentes em Manaus.
O novo caminho do gás natural consiste em um tronco principal que parte da rede já instalada na Avenida Constantino Nery e avança pela Rua Maromba, passa por Djalma Batista, Rua Pará, Av. Maceió e Rua Salvador. Outro trecho chega até a Avenida Darcy Vargas, formando um arco para futuramente atender toda a região do Vieiralves, zona centro-sul da cidade.
Vantagens – O gás natural residencial pode ser utilizado para cocção de alimentos, churrasqueiras, aquecimento de água, tanto na cozinha como no banheiro, até mesmo em piscinas. A vantagem do fornecimento contínuo, via duto, dispensa a necessidade de estoque ou acúmulo de combustível, o que possibilita o aproveitamento de mais espaços nas áreas comuns dos condomínios e, por ser mais leve que o ar, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida em caso de vazamento, reduzindo os riscos de acidentes.
Em empreendimentos comerciais, o gás natural também é uma alternativa econômica e prática de geração de energia, climatização, cocção, uso em caldeiras, fornos, estufas, dentre outros, com mais eficiência e segurança que os demais combustíveis.