
Durante painel em Cali, Colômbia, relizado na última segunda-feira (28), com a ministra Marina Silva, cinco países — Alemanha, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Noruega — confirmaram apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Esse fundo, proposto pelo Brasil na COP 28, visa recompensar países em desenvolvimento pela preservação de florestas tropicais, com lançamento previsto para a COP 30, em 2025.
O TFFF remunerará cada hectare de floresta conservada e penalizará áreas desmatadas, além de destinar recursos adicionais à biodiversidade e à proteção de territórios tradicionais. Segundo Marina Silva, o fundo oferece incentivos para conservação sem desmatamento e prevê fluxo constante de recursos para preservação das florestas tropicais.

Os recursos do TFFF serão geridos em um fundo de investimento, atraindo transportes de países e investidores. Para monitoramento, serão usadas tecnologias como imagens de satélite, respeitando critérios locais.
Durante a COP 16, o Ministério do Meio Ambiente apresentou a Estratégia Nacional de Bioeconomia, incluindo o plano de financiamento para a agricultura familiar e o fortalecimento da bioeconomia na Pan-Amazônia.
Fonte: gov.br