Citologia em Meio Líquido novo método usado para detecção de câncer de colo uterino

Fotos: Ismael Neves e Vitor Souza

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) entregou os resultados das primeiras 570 análises de exames preventivos, cujas amostras foram preparadas pelo método de citologia em meio líquido. As coletas foram realizadas em Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus), entre março e abril deste ano, durante a visita do Barco PAI ‘Todos pela Vida’. O exame de rastreio tem a finalidade de detectar lesões de diversos graus no colo uterino, causadas, em geral, pelo vírus HPV, ajudando a prevenir o câncer.


Do total analisado, 12 apresentaram lesões pré-cancerosas. As pacientes serão submetidas a procedimentos de colposcopias para a realização de biópsias e conizações (cirurgias de pequeno porte). Em caso de diagnóstico de câncer, elas serão encaminhadas para tratamento na FCecon, explicou o diretor-presidente da instituição, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

Fotos: Ismael Neves e Vitor Souza

“O tumor de colo uterino é o mais incidente entre as amazonenses e essa medida ajuda a combatê-los e viabiliza o diagnóstico precoce da doença, reduzindo a mortalidade”, explicou Ricci.

A metodologia foi implantada na rede pública do Amazonas, através do Fundo de Promoção Social (FPS), que adquiriu 5 mil kits de citologia em meio líquido para serem levados a comunidades ribeirinhas no interior do Estado por meio do barco do Pronto Atendimento Itinerante (PAI). O exame apresenta mais eficácia que o Papanicolau.

“Isso significa uma maior capacidade de descobrir se as mulheres podem desenvolver o câncer no colo uterino e agir de maneira preventiva”, destaca a presidente de honra do FPS, Socorro Siqueira.

Barco PAI leva exame ao interior – No interior, o exame está chegando de maneira pioneira através do Barco PAI. Duas embarcações já estão visitando comunidades ribeirinhas das calhas dos rios Purus e Juruá e uma terceira deve sair esta semana para os municípios das calhas dos rios Javari e Solimões.

Artigo anteriorAmazonas Jazz Band reúne Bossa Nova e jazz contemporâneo no Teatro Amazonas, nesta terça (4)
Próximo artigoCurta produzido por alunos do Martha Falcão participa de festival nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui