CMM cria e implanta a Procuradoria Especial da Mulher

Vereadora Socorro Sampaio (PP)/Foto: Tiago Correia

Vereadora Socorro Sampaio (PP)/Foto: Tiago Correia


O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprova hoje (12), a criação e instalação da Procuradoria Especial da Mulher, que entre outras atribuições será um mecanismo de controle externo no acompanhamento de casos de violência doméstica, exploração sexual, além de políticas públicas afirmativas – por meio de seminários e palestras -, que possam despertar o interesse em mais mulheres para a carreira política.


 “Iremos acompanhar os casos, as denúncias, e agiremos extraofício em situações que possam contar com o apoio da Procuradoria”, informa a vereadora Professora Jacqueline (PPS), titular da Comissão da Mulher, e presidente da Procuradoria.

Ontem, terça-feira (11), os vereadores e as integrantes da Procuradoria, vereadora Jacqueline, Therezinha Ruiz (DEM), Vilma Queiroz (Pros), Socorro Sampaio (PP) e Rosi Matos (PT) deliberaram o Projeto de Lei de criação da Procuradoria, para que o mesmo seja apresentado ao plenário, nesta quarta-feira. Conforme a parlamentar, a presidência será exercida por dois anos, além de contar com membros adjuntos. O funcionamento será de segunda à sexta-feira, no horário das 8h ás 14h, e também deverá contar com um disque denúncia.

“Ao instalar uma Procuradora da Mulher, a Câmara de Manaus ganha pontos, porque é um mecanismo que já existe em outros parlamentos”, observou a vereadora Therezinha Ruiz.

Segundo ela e a vereadora Socorro Sampaio, serão estabelecidas parcerias com outros órgãos que possam oferecer apoio aos casos de mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo, e que decidiram seguir uma nova vida, deixando de lado o histórico de agressões.

“Hoje há várias maneiras de preservar a vida de mulheres que são agredidas e necessitam de proteção. A Procuradoria da Mulher será mais uma opção na estrutura já existente de combate à violência contra a mulher, pois teremos profissionais que irão auxiliar estas vítimas que buscam resgatar a sua dignidade”, declarou Socorro.
 
Destaques

Professoras, artesãs, donas de casa, delegadas, integrantes de Organizações Não Governamentais (Ongs), entre outras profissionais serão homenageadas na próxima quinta-feira (13), às 15h, durante uma Sessão Especial em homenagem às mulheres, promovida pela Comissão da Mulher da CMM.

De acordo com a vereadora Jacqueline, a homenagem é voltada para aquelas mulheres que prestam serviços relevantes à sociedade e que precisam ser valorizadas pela função que desempenham.

“Precisamos valorizar estas profissionais, principalmente aquelas que desempenham funções muitas vezes dominadas pelos homens, e incentivar que mais mulheres busquem seu espaço no mercado de trabalho”, destacou a parlamentar.


Artigo anteriorEmbaixador da Croácia visita e elogia a Arena da Amazônia
Próximo artigoOrlando Cidade fala sobre os reflexos negativos da cheia no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui