CMM homanageia, in memoriam, o desembargador Kid Mendes

Vereadora Therezinha Ruiz entrega medalha aos filhos de Kid Mendes

Vereadora Therezinha Ruiz entrega medalha aos filhos de Kid Mendes


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) concedeu na tarde de ontem (12), a medalha de Ouro “Altair Ferreira Thury”, em memória ao desembargador Kid Mendes de Oliveira, falecido em 2010, pelos relevantes serviços prestados a cidade de Manaus, cuja medalha foi entregue aos familiares do desembargador.

A homenagem foi solicitada por meio do Decreto Legislativo 034/2013, de autoria da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM) e do vereador Luiz Alberto Carijó (PDT). A medalha é destinada a pessoas que se destacam no meio jurídico.

Em 2004, quando presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foi o primeiro presidente do Tribunal Eleitoral no Brasil, a conseguir junto à Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) a liberação do pagamento da tarifa do transporte coletivo no dia das eleições e que é mantido até hoje por seus sucessores.

Para a vereadora Therezinha Ruiz o desembargador Kid Mendes foi um magistrado que se destacou por sua atuação na Justiça do Amazonas. “Tive a oportunidade de conhecer o trabalho do desembargador, principalmente por levar à Justiça nas Comarcas do interior (Manicoré, Manacapuru, Eirunepé, Fonte Boa e São Gabriel da Cachoeira), que até hoje tem um acesso limitado a esse serviço”, destaca a parlamentar.

Para Kátia Regina, advogada e filha de Kid Mendes, o pai foi um exemplo de jurista para sociedade manauara. “Meu pai foi um profissional que trabalhou em prol da justiça para as pessoas mais necessitadas. E seguir sua carreira foi uma espécie de homenagem a ele”, comenta Regina.

Participaram da solenidade de outorga da medalha, dr. Homero de Miranda Leão, representando a Prefeitura Municipal  de Manaus, dr. Rosselberto Himenes e a dra. Irlena Leal Benchimol representando o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e o cel. Fabiano Bó, representando o Comando de Policiamento Especial da Polícia Militar do Amazonas (CPE/PMAM).

Histórico

O desembargador Kid Mendes de Oliveira nasceu em Manaus em 1936 e faleceu em 2010. Começou sua carreira jurídica em 1966 atuando em várias esferas do poder judiciário, inclusive nas Comarcas de Manicoré, Manacapuru, Eirunepé, Fonte Boa e São Gabriel da Cachoeira.

Artigo anteriorInteriorizando o projeto, Parintins recebe a Caravana da Juventude
Próximo artigoTony Medeiros ressalta importância da Frente Pró-Cultura/Am

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui