CMM indica à Semed a criação do Núcleo de Apoio a Alfabetização Municipal

Audiência Pública na CMM,presidida pela vereadora Therezinha Ruiz/Foto: Robervaldo Rocha
Audiência Pública na CMM,presidida pela vereadora Therezinha Ruiz/Foto: Robervaldo Rocha
Audiência Pública na CMM,presidida pela vereadora Therezinha Ruiz/Foto: Robervaldo Rocha

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (COMED/CMM) encaminhará, nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma Indicação para a criação de um Núcleo de Apoio a Alfabetização Municipal, decisão tomada hoje, quinta-feira (13), pela presidente da Comissão, vereadora Therezinha Ruiz (DEM), durante Audiência Pública na Casa Legislativa, para discutir as ações que o município vem adotando para o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), criado há dois anos pelo Governo Federal.

“Após ouvirmos os depoimentos de todas as pessoas que trabalham com a implantação do Pnaic. Nós vamos sugerir para a Semed para que desenvolva mais próximos dos professores, e como mais eficácia, um núcleo de apoio a alfabetização municipal. Que foi o que incluímos dessa audiência pública, dá importância de ter pessoas capacitadas, pessoas que gostem de trabalhar com a alfabetização, que não é fácil que não é para todos. E a gente indicaria então, de criado dentro da estrutura da secretaria  um núcleo especializado  em alfabetização”, pontuou a vereadora.


O Pnaic tem como uma de suas principais metas, alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e Matemática, até os 8 anos de idade, nos Estados da federação que aderiram ao Pacto. De acordo com a Semed, a Rede Municipal de Ensino, atende atualmente, 65.658 mil crianças, nas faixas etárias entre 6 a 8 anos, em processo de alfabetização do 1º ao 3º ano do fundamental. “Nós temos hoje mais de 2 mil professores participando do Pnaic, já é um número muito grande e temos mais de 65 mil alunos que estão na alfabetização e, então precisamos de um olhar especial , de um olhar direcionado para que cada aluno sai de fato preparado para novas séries”, afirmou.

A técnica-pedagógica da Divisão do Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Alina Medeiros, presente na audiência, assegurou que adesão da secretaria ao Pnaic facilitou para que o professor desenvolva seu trabalho de ensinar com condições estruturais. “Eu digo que o Pacto construiu as condições para as crianças serem alfabetizadas de forma mais lúdica, com um acervo literário para cada série, inclusive dando também um incentivo aos professores”, assegurou.

Para a vereadora Therezinha Ruiz, existe um esforço coletivo para se obter um avanço na alfabetização das crianças de Manaus. “Tem um esforço coletivo da secretaria que não tem medido esforços, feito inclusive parcerias, para o próximo ano, como por exemplo, com o Instituto Ayrton Senna, tem o Pnaic sendo implantado, tem a formação dos professores que é feito através da Ufam. Ainda precisamos mais, por isso na nossa indicação de um núcleo específico pra alfabetização”, finalizou.

Participaram, também, da audiência, a representante da Divisão de Educação Infantil, Rosana Dutra e a representante do Colégio Adalberto Vale, Marcilene Araújo.

Promeapi

Ainda na audiência foi apresentado o trabalho realizado pelo Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi).
O programa visa atender adultos a partir de 35 anos e idosos, com auxílio de parceiros como: Igrejas, Centros de Convivência do Idoso, Unidades Básicas de Saúde, Associações de Moradores de Bairros, Cooperativa de Transporte Fluvial, Centros de Referências de Assistência Social e Instituições Públicas e Privadas, possui três fases de aprendizagem que corresponde alfabetização, 2º e 3º ano, além do 4º e 5º ano. Após os alunos concluírem todas as etapas de ensino são encaminhados ao segundo Segmento do EJA, em uma das 492 escolas da Semed.

Artigo anteriorCDC da Assembleia acata denúncia de vereador e reforça pedido de fiscalização nas fronteiras
Próximo artigoCopa Manaus de Beach Soccer tem jogos hoje (13), no Complexo da Ponta Negra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui