CNE da Venezuela diz que Nicolás Maduro venceu a eleição; oposição contesta

Foto: Recorte

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) anunciou na madrugada desta segunda-feira (29) que Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais realizadas no domingo (28). Com 80% dos votos apurados, o CNE, liderado por um aliado de Maduro, informou que ele obteve 51,2% dos votos, enquanto o principal candidato da oposição, Edmundo González, recebeu 44%. A diferença entre os dois candidatos é de 704 mil votos, embora os números finais ainda não tenham sido divulgados.


Logo após o anúncio, Maduro fez um discurso a seus apoiadores em frente ao Palácio de Miraflores, afirmando que sua reeleição representa o triunfo da paz e da estabilidade. Ele declarou: “O povo disse paz, tranquilidade fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”.

Com este resultado, Maduro, um ex-motorista de autocarro de 61 anos que se tornou chanceler da Venezuela, deverá permanecer mais seis anos no poder, totalizando 17 anos no comando do país. Antes dele, Hugo Chávez governou a Venezuela por 14 anos, até sua morte em 2013.

A oposição, que denunciou irregularidades no processo eleitoral, contestou os números apresentados pelo CNE. Segundo seus cálculos, Edmundo González obteve 70% dos votos e Maduro apenas 30%. Pesquisas de boca de urna divulgadas pela agência Reuters também indicavam uma vitória significativa de González. Maria Corina Machado, líder da oposição impedida de disputar a eleição pelo regime de Maduro, declarou: “Queremos dizer ao mundo que a Venezuela tem um novo presidente eleito e é Edmundo González”.

González, em um breve discurso, afirmou que “não descansaremos até que a vontade popular seja respeitada”.

Fonte: G1

Artigo anteriorArnoud Lucas e Harben Avelar unem Itacoatiara e Coari para salvar a região
Próximo artigoAmazonas Meu Lar registra 363 atendimentos presenciais, na primeira semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui