Coca-Cola Brasil adota aplicativo que monitora guaranazais

Foto: Divulgação

Diante do guaranazal, os produtores anotavam, manualmente, todas as informações necessárias para a rastreabilidade do fruto e repassavam às cooperativas. Esse cenário, no entanto, deixará, em breve, o dia a dia da população contemplada pelo programa Olhos da Floresta – iniciativa da Coca-Cola Brasil, executada em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) –, com a implementação do app de monitoramento Demetra – Caderno de Campo Digital, ação pioneira na região.


O aplicativo, desenvolvido pela startup gaúcha Elysios, além de não consumir uma quantidade grande de dados móveis (online), também funciona sem conexão com a internet (offline). “Ao optar pelo uso da tecnologia, o agricultor que cultiva o guaraná passa a trazer todas as atividades do campo para a plataforma digital, gerando evidências para a implementação de um sistema de rastreabilidade e auditoria como fair trade e o sistema de cultivo orgânico. No caso das cooperativas, elas passam a ter uma visão sistematizada de todas as operações de manejo do guaranazal, além de facilitar o gerenciamento e proporcionar engajamento e acesso a mercados premium”, afirma o agrônomo e especialista em Agricultura Sustentável para o Amazonas da Coca-Cola Brasil, João Carlos Jr.

Segundo ele, com o benefício do app, o produtor passa a ter controle e transparência da sua produção. “Agora, tudo fica interligado, desde o agricultor familiar, passando pela cooperativa, até a Coca Cola”, ressalta o especialista, informando que, neste primeiro momento, 30 produtores locais de 11 municípios participam da fase de implementação: Apuí, Borba, Canutama, Iranduba, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará. “Ao final do processo, estaremos com mais de 300 produtores, em um novo patamar de gestão dentro dos rigorosos padrões de fornecimento do Sistema Coca-Cola”, diz.

Foto: Divulgação

Entre os benefícios esperados, destaca-se o engajamento de jovens no processo de manutenção e melhoria do aplicativo, bem como a habilitação das cooperativas para acesso a mercados exclusivos nos protocolos de rastreabilidade. A ferramenta permite uma gestão robusta da propriedade rural, possibilitando a inserção de todos os sistemas produtivos existentes nas propriedades, como é o caso dos sistemas agroflorestais, que consistem em consórcios de cultivos agrícolas com espécies florestais (por exemplo: plantio de guaraná com mamão, açaí, cupuaçu, andiroba, copaíba, castanheira). O acesso ao caderno de campo digital otimiza ainda o planejamento de atividades de colheita e o manejo dos guaranazais, bem como a geração de relatórios dessas atividades.

A escolha

Responsável pela aquisição do app, o Imaflora também avaliou como ponto positivo o fato de a Elysios se dispor a adequar a plataforma às necessidades locais. “Nós já fazemos esse processo com o uso de planilhas, a partir de uma expertise própria, mas precisava ser aperfeiçoado. O Demetra vai facilitar esse trabalho, já que nossos processos vão desde a propriedade até a fábrica e as distâncias são imensas”, explica Eduardo Trevisan Gonçalves, gerente de projetos do Imaflora.

“Nossas ferramentas são desenvolvidas e constantemente aperfeiçoadas a partir das necessidades dos usuários. Elas atendem tanto o grande produtor, quanto a agricultura familiar, desde aquele produtor que está dando os primeiros passos com a tecnologia no meio rural. Ampliar a nossa atuação até os guaranazais do Amazonas é prova de que a tecnologia, assim como a agricultura sustentável, está ao alcance de todos e transpõe qualquer barreira. É viável e de baixo custo”, afirma Frederico Apollo Brito, CEO e fundador da startup Elysios, que tem expertise em culturas diversificadas, como morangos, uvas, tomates e folhosas, e atua em parcerias com cooperativas e agroindústrias.

Olhos da Floresta

Criado em 2016 pela Coca-Cola Brasil, o programa Olhos da Floresta está presente em mais de 100 comunidades, envolvendo mais de 300 famílias de agricultores e beneficiando mais de 3 mil pessoas nos diversos elos da cadeia no estado do Amazonas. Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico da região, o programa incentiva a cadeia de guaraná no estado dando oportunidade de renda para as famílias. Por meio dessa iniciativa, a Coca-Cola Brasil está presente em 90% das áreas produtivas do guaraná em território amazonense, o que compreende 14 municípios – Urucará, São Sebastião do Uatumã, Apuí, Novo Aripuanã, Maués, Manacapuru, Borba, Itapiranga, Silves, Canutama, Parintins, Autazes, Presidente Figueiredo e Iranduba –, e ainda garante que 100% do guaraná utilizado na Fanta Guaraná, no Guaraná Kuat, no Tuchaua e em outros produtos à base do fruto sejam provenientes do Amazonas.

Artigo anteriorEx-mulher de DJ Ivis se pronuncia após expor caso de agressão
Próximo artigoEm Coari, homem estupra menina de 11 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui