Coçar os olhos oferece riscos à visão; entenda

Foto: Divulgação/Pexel

Ceratocone, uma doença ocular que causa alterações na estrutura da córnea e torna a visão embaçada. A doença é caracterizada por alterações na estrutura da córnea. Uma córnea normal tem formato arredondado, quase esférico, o que faz com que as imagens sejam focalizadas corretamente. Com ceratocone, ela passa a apresentar um encurvamento e afinamento progressivo.


“Coçar e pressionar frequentemente os olhos aumentam as chances de desenvolver ceratocone porque o atrito constante causa traumas na córnea, deixando-a mais finas e fragilizadas. Aos poucos, ela vai perdendo fibras e sua elasticidade, motivos que levam à deformidade de seu formato arredondado para o cônico”, explica o oftalmologista Luiz Brito, especialista em transplante de córnea do H.Olhos, hospital referência em oftalmologia.

No H.Olhos, cerca de 40% dos diagnósticos de pacientes atendidos nos ambulatórios de córnea são para a doença. Brito explica que embora 10% dos casos sejam hereditários, pessoas com doenças respiratórias e alérgicas podem desenvolver ceratocone devido ao ato de coçar constantemente os olhos.

De acordo com o oftalmologista Luiz Brito, especialista em transplante de córnea do H.Olhos, hospital referência em oftalmologia, a grande maioria dos casos ocorre a partir de combinações entre fatores genéticos e o ambiente.

“O problema costuma surgir na infância, adolescência ou no início da fase adulta. Entre 0,9% e 3% da população nesta faixa etária é diagnosticada com a doença todos os anos”, diz Brito.

IG

Artigo anteriorWilson Lima reúne multidão e destaca entregas que mudam a vida da população em Borba
Próximo artigoQueimadas: para limpar, não precisa queimar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui