Coleta do Hemoam vai funcionar em horário ampliado, de 2 a 11 de junho

Coleta do Hemoam em horário ampliado/Foto: Arquivo
Coleta do Hemoam em horário ampliado/Foto: Arquivo
Coleta do Hemoam em horário ampliado/Foto: Arquivo

A Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (Hemoam), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está realizando a Campanha de Captação de Sangue para estoque extra da Copa do Mundo 2014, objetivando prover o hemocentro de, aproximadamente, 1.600 bolsas extras no mês de junho, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

Segundo o diretor técnico da instituição, Rodrigo de Souza Leitão, no período de 2 a 11 de junho, o Setor de Coleta de Sangue do hemocentro estadual estará funcionando em horário estendido, até as 19h. “Nos dias normais, o setor recebe os doadores até 18h. A ampliação tem o objetivo de criar mais uma alternativa para quem só pode chegar à unidade no final da tarde, depois do horário de trabalho, por exemplo. O horário estendido só não será adotado no sábado, dia 7, quando o serviço funcionará até as 18h”, explicou.


A Fundação Hemoam atende 100% da demanda de hemoterapia dos serviços públicos e privados de saúde, no Amazonas. Rodrigo destaca que a manutenção dos estoques do hemocentro em patamares adequados para essa demanda, depende da doação de sangue feita pelos cidadãos. “Esta doação é um gesto voluntário e altruísta, que salva vidas de pessoas conhecidas e desconhecidas. Procuramos desenvolver permanentes ações de sensibilização da sociedade sobre a importância da cooperação dos doadores, a fim de garantir a segurança transfusional do Estado”, afirma o diretor.

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos, pode ser um doador de sangue. O candidato deve estar bem alimentado (não pode estar em jejum) e apresentar documento com foto. Não pode doar sangue a pessoa que teve hepatite depois de 11 anos de idade; tem comportamento sexual de risco; é usuária de drogas, teve malária e recebeu transfusão sanguínea a menos de um ano; teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; ou teve febre alta nos últimos 30 dias.

Após a doação, a pessoa pode retornar às suas atividades diárias. “Recomendamos apenas que se alimente com o lanche oferecido logo após a doação, ainda no posto de coleta, beba bastante líquido nas seis horas seguintes após a doação, evite grandes esforços físicos, não fume até 2 horas após a doação e evite bebidas alcoólicas por 12 horas”, orienta Rodrigo.

A Fundação Hemoam funciona na avenida Constantino Nery, nº 4.397, no bairro da Chapada, próximo à Arena da Amazônia. O Setor de Coleta de Sangue fica aberto de segunda a sábado. O doador também pode procurar o Posto Avançado de Coleta do Hemoam que funciona na Maternidade de Referência Ana Braga, que fica na Alameda Cosme Ferreira, zona leste (em frente ao Uai Shopping), funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

Artigo anteriorNadadores amazonenses disputam Brasileiro Infantil de Natação, em Recife
Próximo artigoAgricultores afetados pela cheia no Amazonas são anistiados em dívidas contraídas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui