
Calça jeans que ativa a circulação sanguínea de cadeirante e colete que alerta deficientes visuais sobre obstáculos no caminho são alguns dos destaques da Campus Party Fashion Tech, que faz parte da 15ª Campus Party Brasil.
Desenvolvidos por um grupo de estudantes de moda, as peças de vestuário receberam dispositivos eletrônicos com a proposta de facilitar o dia a dia de pessoas com deficiência (PCD). No final, essas roupas participaram de um desfile organizado pela CPBR15.
No projeto da calça jeans para cadeirante, por exemplo, o protótipo tem abertura dos lados para facilitar o processo de se vestir. Além disso, sensores térmicos com led e vibradores movidos à bateria instalados ao longo da peça ativam a circulação do sangue nos membros inferiores da PCD. Quando a temperatura corporal baixa, luzes de led se acendem, e a calça vibra.
Colete para deficientes visuais
Já o colete de linho desenvolvido pelos estudantes carrega nas partes frontal e traseira um sensor capaz de alertar, com efeitos sonoros, deficientes visuais sobre a presença de pessoas ou objetos pelo caminho.
Uma das criadoras dos protótipos é a estudante de moda Lara Milena, de 22 anos. “São projetos inovadores, que ainda precisam passar por aprimoramento, mas que têm tudo para dar certo no futuro”, acredita a jovem.
Quem passou pelo estande aprovou a iniciativa. “É muito bom saber que há pessoas pensando em soluções capazes de melhorar a qualidade de vida do próximo”, afirma o estudante de engenharia de produção Lucas Pereira, de 24 anos.
Confira a programação completa da 15ª Campus Party Brasil no site oficial do evento.