Colônia de Férias resgata brincadeiras antigas em Manaus

FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL

Para a alegria da criançada, o Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado no Santo Antônio, vai oferecer nos próximos dias 26 e 27 de janeiro a Colônia de Férias ‘Resgate de Brincadeiras Antigas’. A ação será realizada no período de 8h às 10h e das 16h às 19h, para meninas e meninos de 5 a 16 anos de idade. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


Para participar da Colônia de Férias é simples. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nos dias dos eventos, sempre no primeiro horário. Na ocasião, é preciso que o responsável apresente RG, comprovante de residência e foto 3×4 da criança. Para cada idade, serão oferecidas atividades diferentes, e as turmas serão mescladas, visando a interação de todos. O horário de participação fica a critério do interessado, podendo optar pelos dois turnos tambem.

FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL

“Essa Colônia é para as crianças e adolescentes da área do Santo Antônio, mas tambem está recebendo com muito carinho de outras partes da Cidade. O interessante é que aquele menino ou menina que de repente tem uma rotina comum nas férias possa se alegrar e conhecer atividades diferentes, bem como fazer novas amizades. O tema deste ano é de brincadeiras antigas e isso vai resgatar atividades lúdicas do tempo da mamãe, do papai, do avó e será algo em comum depois para que a família possa interagir junto”, destacou o coordenador da ação, professor Ney Metal.

O professor ainda cita algumas brincadeiras que serão oferecidas, como skate, pista de caminhada, futsal, corrida de saco, papagaio, pião, carrinho de rolimã, peteca, amarelinha, tacco ball, james, queimada e quebra cabeça. “A expectativa é que mais de 50 crianças participem da Colônia e tenho certeza que muitas brincadeiras vão surpreender os participantes, que muitas vezes são acostumados apenas com eletroeletrônicos para diversão”, comentou Ney.

FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL

A importância das atividades lúdicas

Uma pesquisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health afirma que crianças que participam de atividade física, como salto ou jogos e brincadeiras que exercitem a potencialidade do corpo, possuem maior saúde física e social. O professor Ney Macial concorda com o estudo e explica que o tema da Colônia de Férias é baseado nas atividades que estimulam a imaginação dos pequenos e exijam mais do corpo.

De acordo com Ney, por exemplo, jogos de amarelinha permitem que as crianças criem noção de espaço, coordenação motora e equilíbrio, além de ensinar entendimentos importante sobre seguir regras.

“Brincar é importante porque ajuda no desenvolvimento saudável das crianças. Quando elas correm e saltam, estão construindo seus músculos. Além disso, elas queimam energia e isso melhora a ingestão de alimentos delas, algo bem diferente de quando a crianças fica na frente da televisão ou do tablet”, destacou.

Artigo anteriorCoca-Cola Brasil anuncia nova estratégia que unifica as três versões de Coca-Cola
Próximo artigoSuspeitas de assassinar vendedora de perfumes são presas na Zona Centro-Oeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui