Com 163 atletas Amazonas disputa Jogos Escolares da Juventude, na Paraíba

Atletas credenciados para os JEJ-2016/Foto: Mauro Neto
Atletas credenciados para os JEJ-2016/Foto: Mauro Neto
                             Atletas credenciados para os JEJ-2016/Foto: Mauro Neto

A delegação do Amazonas, composta por 163 atletas, embarca na segunda-feira (19), para João Pessoa, na Paraíba, onde disputará os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), no período de 20 a 30 de setembro, pela categoria infantil, com idade de 12 a 14 anos.
No total, uma média de quatro mil jovens de todo o Brasil estão arrumando as malas rumo ao maior evento esportivo estudantil do País, com a disputa de 13 modalidades, sendo: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. O objetivo principal do evento é contribuir para a inclusão social através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento.


“É com muita alegria que estamos contribuindo para que esses estudantes-atletas das instituições públicas e privadas possam participar de um evento tão importante. O Amazonas tem condições de se destacar em várias modalidades e a gente conseguiu testemunhar isso através do ótimo desempenho dos atletas nos JEAs (Jogos Escolares do Amazonas). Não tenho dúvidas que o número de medalhas será satisfatório e, mais que isso, conseguiremos oferecer o intercâmbio esportivo que é primordial para o aperfeiçoamento desses jovens”, destacou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

Dos 163 atletas do Estado, 86 deles disputam as modalidades individuais, que ocorrem na primeira semana de competição e o restante vai encarar a por equipes, que acontece nos últimos dias. Para a coordenadora geral da deleção amazonense, Lilian Valente, o evento tem chances de revelar, inclusive, os próximos atletas olímpicos.

“A importância deste evento, inclusive, pode ser vista através dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso porque, esta competição é o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos do Rio, nada menos que 51 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, representando quase 23% da delegação do Brasil”, citou Valente, exemplificando nomes como de Hugo Calderano (tênis de mesa), Venilton Torres Teixeira (Taekwondo), Leonardo de Deus (natação / 200m costas e 200m borboleta), entre outros.

Promessa de pódio – Uma das promessas para os Jogos Escolares da Juventude 2016 é Colégio Estadual Brasileiro Pedro Silvestre, que segue com a equipe infantil masculina pelo Vôlei de Quadra. Com a conquista inédita da vaga, o time está treinando diariamente durante quatro horas, em dois turnos, pela manhã e noite. A dedicação, inclusive, é a principal receita para se dar bem perante os adversários

“Com uma base formada por dez atletas, a garotada está empolgada para a primeira disputa esportiva da carreira estudantil. Em João Pessoa estarão as melhores escolas do Brasil e nenhum dos estudantes-atletas querem sair com derrota. Vamos nos dedicar ao máximo e aproveitar esta oportunidade”, disse o técnico Walhederson Brandão, que tem experiência quando o assunto é o pódio de JEJ, uma vez que o profissional comandava o time Juvenil de Vôlei, em 2014, quando a equipe foi ouro.

Para o ponteiro André Lucas, de 14 anos, a ansiedade pelas partidas não é maior que a vontade de se destacar. Para tanto, o foco do garoto, juntamente com o restante do elenco, parece estar pra lá de afiado.

“Contamos com o apoio da torcida, daqueles que vão representado outras modalidades e também dos amigos e familiares que ficam em Manaus. Vamos viajar para fazer o nosso melhor e estamos treinamos duas vezes ao dia, até aos sábados, e também jogando contra o time juvenil para testar nossos limites. Nossa meta nos treinamentos é o físico e também a visão de jogo tático, pois sabemos que as disputas lá não serão fáceis”, disse.

Campeão do JEAs – O Colégio Estadual Brasileiro Pedro Silvestre se credenciou para a disputa do JEJ ao vencer o La Salle por 18 a 16, no Tie Brake, na disputa do 39º Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), que ocorreu em julho deste ano.

No naipe feminino do vôlei, as meninas do La Salle representarão o Amazonas pela categoria Infantil. O time, bicampeão pelo JEAs, é comandado pelo técnico Alexandre Chaves e garantiu vaga na etapa nacional após marcar 2 sets a 0, parciais de 25 a 13 / 25 a 14, diante do Adalberto Valle.

A capital paraibana, também, receberá a etapa do JEJ de 15 a 17 anos, entre 10 e 19 de novembro.

Artigo anteriorOAB promove Caravana pelo cumprimento das Prerrogativas dos advogados
Próximo artigoConvocados do concurso da Susam têm prazo para entrega de documentação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui