Com barcos PAI reformados serviços itinerantes recomeçam no interior do AM

Reformas dos barcos em fase final/Foto: Ismael Alves

Com investimento de R$ 5,3 milhões do Fundo de Promoção Social (FPS), as três embarcações do Programa de Atendimento Itinerante, o Barco PAI, estão sendo reformadas e voltam a navegar pelos rios do Amazonas em março, levando serviços de saúde e cidadania à população de comunidades e municípios do interior. A reforma geral das embarcações segue em ritmo acelerado no estaleiro Juruá Estaleiros e Navegação, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde uma equipe de 40 profissionais está trabalhando.
A reforma dos três barcos, Puxirum I, Puxirum II e Zona Franca Verde, foi anunciada pelo governador José Melo no final de janeiro. As embarcações passarão a integrar o programa “Todos Pela Vida”, que está em fase de desenvolvimento. Presidente de Honra do FPS, a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, abraçou o projeto e autorizou a liberação de recursos. Além da revitalização, os barcos também serão dotados de equipamentos para os atendimentos médicos e odontológicos.


Reformas dos barcos em fase final/Foto: Ismael Alves

Os barcos sociais ficam prontos em março e seguirão no mesmo mês para as ações de assistência social e médica nas comunidades e municípios do interior do Amazonas. As ações sociais realizadas através do barco começarão pelos municípios da calha do Juruá, segundo a gerente de ações Itinerantes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Maria de Lourdes Vieira.

“O primeiro a ser entregue será o navio, que vamos receber para equipagem já na semana que vem. Os próximos devem ser concluídos em cerca de 20 dias. Depois de receber, vamos fazer toda a parte da sinalização, a humanização dos ambientes, colocar os equipamentos de informática, odontológicos e de saúde para a gente começar os atendimentos”, disse Vieira.

Depois da calha do Juruá, os barcos seguem para prestação de serviços nos municípios do Purus, Solimões, Madeira e Rio Negro, de modo a oferecer atendimento à população de todo o Estado. “Vamos fazer os primeiros atendimentos na calha do Juruá. Iniciando atendimento em Envira, após vamos para Guajará, Ipixuna, fazemos Eirunepé, Itamarati, Carauari e a cidade de Juruá”, acrescentou a gerente da Sejusc.

As obras de reforma incluem reforço no casco, melhoria no sistema de hidráulica, substituição de iluminação e de motor marítimo. Em andamento, ainda, estão a recuperação do piso, do forro de PVC, de cabeamento e do guincho manual dos três barcos.

Cidadania – As embarcações, coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), oferecem uma série de serviços de cidadania gratuitos para a população do interior, em especial àquela residente nas comunidades rurais e indígenas com difícil acesso as políticas públicas, através de órgãos executores, visando alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como a taxa de cobertura previdenciária do Estado do Amazonas.

As ações do Barco PAI proporcionarão ao ribeirinho e ao indígena, acesso aos serviços de previdência social, expedição de documentos, como RG, CPF, Certidão de nascimento e carteira de trabalho, além do atendimento médico, odontológico e disponibilização de remédios. Em uma única viagem, um barco atenderá mais de 12 mil pessoas levando cidadania e acesso aos direitos básicos.

Artigo anteriorJustiça manda médica cubana renovar contrato e ficar no Brasil
Próximo artigoTuxauas da tribo Mura reivindicam asfalto ao Governador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui