Com o CSU revitalizado, Festival Folclórico do P10 começa dia 08

CSU do Parque revitalizado, 1a. Etapa/Foto: Mário Oliveira

Entregue ontem (30), em Manaus, a 1ª etapa da obra de revitalização do Centro Social Urbano (CSU) no Parque 10, na zona Centro-Sul da capital, oportunidade em que, além das tão esperadas melhorias, a população comemorou, também, a confirmação da data do tradicional Festival Folclórico do CSU do Parque 10, que se inicia no próximo dia 08 de julho e segue até 09 de agosto.
“O Festival já começa no próximo dia 8 e, este ano, teremos aqui uma etapa do Festival Folclórico do Amazonas com as categorias prata e bronze. Vai ser um mês de apresentação para toda a cidade”, assinalou Mônica Santaella, que é subsecretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), responsável pela administração do CSU do Parque 10.


A requalificação do espaço foi feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Nesta primeira fase da obra, além da nova arena de eventos, foram recuperados: a mureta, o gradil externo que contorna todo o centro social, playground, campo de futebol, calçadas internas e pista de caminhada. O estacionamento foi ampliado, demarcado com vagas preferenciais e instalação de rampas de acessibilidade.

A parte elétrica foi completamente reestruturada e lâmpadas em led foram instaladas, oferecendo maior segurança para os usuários e praticantes de atividades físicas. O paisagismo do CSU também foi revitalizado de forma a trazer sensação de bem-estar a todos.

De acordo com o comerciante Ricardo Nicolau, para os moradores do bairro é uma grande satisfação receber o CSU todo renovado. “Essa é só a primeira etapa. Agora vamos esperar a segunda fase para manter, por completo, o corpo saudável e também a comunidade interagindo com todo mundo”, disse.

Assim como Nicolau, o funcionário público Júlio Cesar Lima, falou que o novo CSU é um ganho imensurável para a cidade de Manaus. “Essa área aqui é muito utilizada para a caminhada e a prática esportiva em geral. Com essa revitalização, certamente, vai ser muito mais utilizado”, afirmou ele.

Durante a reinauguração, foram realizadas atividades culturais e lúdicas. Artistas do Parque Cidade da Criança promoveram pintura de rosto e teatro infantil para a criançada. Apresentação de carimbó, dança portuguesa, zumba e, ainda, atividades esportivas como slackline e judô também agitaram o público que marcou presença no evento.

Segunda etapa

A segunda etapa do processo de revitalização está marcada para começar, hoje (01). Essa parte da obra vai abranger reparos nas áreas das piscinas, vestiários e quadra de areia. O salão de dança, também será ampliado e os banheiros adaptados para pessoas com deficiência. O espaço ganha, ainda, uma pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre.

História

O espaço foi inaugurado em 25 de Julho de 1977, atendendo ao pedido da comunidade que sentia necessidade de um local que proporcionasse entretenimento e prestação de serviço. Contou com recursos do PNCSU (Plano Nacional de Centros Sociais Urbanos) e seguiu o mesmo protocolo de homenagens do período, recebendo o nome do primeiro presidente do regime militar, marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Artigo anteriorEx-presidiário é morto com um tiro na costa, no Parque das Nações
Próximo artigoBarcelona confirma permanência de Neymar no futebol espanhol, até 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui