Com o futebol feminino projeto ‘Bom de Bola’ dá largada neste sábado(16)

Coordenadores reunidos na SEJEL/Foto: mauro Neto
Coordenadores reunidos na SEJEL/Foto: mauro Neto
Coordenadores reunidos na SEJEL/Foto: Mauro Neto

Na tarde de ontem, sexta-feira (15), a coordenação do projeto “Bom de Bola” realizou, na Arena Amadeu Teixeira, a entrega dos ‘kits’ para cada coordenador dos 44 núcleos que participam da competição que começa hoje, sábado (16).


Cada kit é composto por bola, meião, calção e camisa personalizada da equipe. A competição é organizada pela Secretaria de Estado da Juventude Desporto e Lazer (SEJEL). O torneio interbairros acontece até o 6 de dezembro.

De acordo com o coordenador geral do ‘Bom de Bola’, James Furtado, a entrega dos kits é mais uma forma de incentivar os jovens que participam da competição. Segundo ele é a maneira encontrada de incentivar os jovens jogadores, e também, de fazer eles sentirem um pouco do espírito esportivo e a importância da competição, uma vez que terão dias de verdadeiros jogadores profissionais de futebol.

“Os kits, além de servirem para uniformizar os atletas, é uma forma que nós encontramos em incentivar ainda mais a criançada, para que elas possam ter a sensação única que é ser jogador de futebol e de disputar um torneio de alta relevância”, disse o coordenador que  em seguida confirmou o palco das finais. “Escolhemos os palcos no padrão FIFA, o que mostra ainda mais a importância do torneio. O Estádio Municipal Carlos Zamith e o Estádio Ismael Benigno (a Colina) serão os campos das finais”, afirmou.

A competição começa neste sábado (16), com jogos espalhados por toda a capital. E no primeiro dia, a criançada do sub-12 fará a festa e no domingo a bola rola pelas categorias sub-18 e feminino. Ao todo 66 jogos rolarão durante o fim de semana. E a bola não para até dezembro. Durante os mais de quatro meses de competição, serão realizados 450 jogos com a presença de mais de 6 mil atletas inscritos.

A copa reunirá os 44 núcleos do ‘Bom de Bola’ espalhados pela capital amazonense e será dividida em cinco categorias, sendo elas sub 12,14,16,18 e feminino, todo núcleo participante terá um time inscrito em cada categoria.

Para o Secretário Executivo da Sejel, Ricardo Marrocos, o ‘Bom de Bola’ hoje é mais do que uma máquina formadora de jogadores, é um projeto que visa à formação de cidadãos. “Cada profissional que atua diretamente com as crianças é capacitado para que possa fazer um trabalho não só esportivo, mas também busque possa forma grandes cidadãos”, finalizou.

O certame

A competição será dividida em três etapas.  Na primeira, o torneio será dividida por zonas (Leste, Sul, Oeste e Norte) e serão formados grupos com 4 times cada. Todos jogarão entre si, classificando apenas os dois primeiros de cada grupo e os dez melhores terceiros lugares. A segunda etapa será mata-mata, até que reste apenas o campeão de cada uma das 4 zonas. A terceira e última etapa receberá os melhores times de cada zona para a realização das semi-finais e final.

Dez anos de bola na rede

O ‘Bom de Bola’ hoje atende á milhares de crianças e jovens por todo o estado do Amazonas. Com mais de 40 núcleos espalhados só na capital, são aproximadamente mais de 8 mil alunos da rede pública de ensino que participam do projeto. Já no interior aproximadamente 6 mil são beneficiários em 20 núcleos do projeto.

Artigo anteriorQuem tem medo de Marina? – por Ruth de Aquino
Próximo artigoMarina aceita concorrer à Presidência no lugar de Campos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui