Combate às infecções sexualmente transmissíveis será intensificado no Carnaval

Foto: Reprodução

Como ações de prevenção, durante o Carnaval, a Prefeitura de Manaus vai intensificar a oferta de preservativos e as ações de Educação em Saúde para cuidado com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais. O trabalho será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nas Unidades de Saúde e em eventos carnavalescos, como ensaios, desfiles das escolas de samba e apresentação de bandas e blocos.

“Além da distribuição de preservativos para a prevenção na transmissão das IST, a rede municipal atua com ações de educação em saúde orientando a população sobre prevenção pré e pós-exposição, diagnóstico precoce, imunização para as infecções que têm a vacina disponível (HPV e hepatite B) e no combate ao preconceito”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Ele diz ainda que as ações de prevenção ocorrem durante todo o ano, inclusive com a oferta de preservativos nas UBS por meio de livre demanda, mas que, no período de Carnaval, a Prefeitura de Manaus reforça o alerta para importância das medidas que podem prevenir ou controlar as infecções sexualmente transmissíveis, como a herpes genital, sífilis, a infecção pelo HIV e pelo Papilomavírus Humano (HPV), gonorreia, hepatites B e C.

A estimativa é que sejam distribuídos cerca de 350 mil preservativos nas ações organizadas pelas UBS e nos eventos carnavalescos no mês de fevereiro, mas também será dada ênfase para a Prevenção Combinada, que reúne diferentes métodos de prevenção ao HIV, às IST e às hepatites virais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui