Comida saudável pode ser gostosa?

prato

É impressionante como a relação do que é uma comida gostosa é inversamente proporcional ao que é uma comida saudável. Claro que existem muitas opções de comidas gostosas que não atendem a esta regra ao pé da letra, mas ela não chega ser leviana.

Em tese uma dieta a base de verduras, legumes, frutas e moderada proteína animal é dita saudável, sem entrar no detalhe das porções de cada grupo. Vamos lá…Quem de pureza d’alma pode me dizer que uma salada crua é uma comida gostosa? Pode temperar com sal(ops, já entra um vilão), vinagre(outro vilão), azeite, ainda assim fica apenas “ingerível”, gostosa jamais, longe disso ! Insiste em discordar? O que é de fato, “gostoso”: um prato de salada verde ou um suculento pedaço de picanha ou alcatra assada?

Frutas sim, podemos dizer que é um alimento saudável e gostoso, mas que preenchem apenas nossas necessidades de vitaminas, minerais e carboidratos, mas precisamos de proteínas. Outra coisa, fruta demais, pode aumentar sua taxa de glicose.

prato1

Por que tudo frito é gostoso? Pastel, coxinha, salgados, peixe, batata, etc? Por que o maldito óleo no fogo tem de causar tanto estrago?

Por que refrigerante não é algo rico em vitaminas, sais minerais, redutor de glicemia, etc?

Plagiando um amigo meu, sábio de Santo Amaro: não seria muito melhor ouvir algo do médico do tipo “meu senhor, o senhor precisa baixar este colestereol e este açucar, pra isso churrasco três vezes por semana, pelo menos 500ml de refrigerante ao dia, chocolate antes de dormir e uma fritura entre as refeições.” Não seria muito mais interessante se nosso corpo funcionasse assim?

“Meu senhor, o senhor precisa perder peso, por isso salgadinhos de 3h em 3h, massas no jantar e abuse da moqueca de frutos do mar” ou “Minha senhora, não adianta vir aqui, se queixar de aumento de peso e só estar ingerindo pizza aos domingos. Isto tem de ser feito dia sim e dia não, por favor !!! Tá comendo o sorvete após as refeições, conforme orientei?”

Obesidade é uma doença, isto já está definido na literatura da medicina, agora cabe a ciência trabalhar pra transformar um cheesburger num remédio pra baixar colesterol, barras de chocolate, pra redução de açucar e carne vermelha na redução de peso. E tenho dito !

(Toca do Nerd)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui