Comissão aprova PL que proíbe apreensão de veículos por dívida de IPVA

A matéria é de autoria de Wilker Barreto e pretende beneficiar a população amazonense/Foto: Divulgação

O Projeto de Lei nº 241/2019, que proíbe a apreensão de veículos por dívidas de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), foi aprovado ontem terça-feira, 20, por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A matéria de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) pretende beneficiar a população amazonense, principalmente aqueles que utilizam o carro como meio de transporte e trabalho.


De acordo com o parlamentar, o cidadão não pode ser punido por conta da inadimplência sobre o imposto e ponderou que o Supremo Tribunal Federal (STF) proíbe esta prática do Estado em apreender bens do contribuinte. A súmula 323 diz que: é inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos.

“É uma injustiça o cidadão ser penalizado e ter seu veículo recolhido pelo Governo por causa do não pagamento do IPVA. Ninguém atrasa o imposto porque quer, ninguém deixa de pagar o IPTU porque quer. Quando você não paga o IPTU, por exemplo, você não fica proibido de entrar na sua casa. Não podemos penalizar o contribuinte retendo o seu veículo, o seu bem de R$ 15 mil que, por um momento de dificuldade, não teve como pagar, pois ele nunca vai mais recuperar. Quando ele estiver em condições de pagar, ele recupera o bem e paga o IPVA, se ele não pagar, a dívida ativa vai contra o contribuinte”, frisou Barreto.

Alguns estados do País, como Goiás, Bahia, Minas Gerais e Tocantins, estão também com a lei em tramitação.

Artigo anteriorSecretário da Cultura se demite do governo Bolsonaro
Próximo artigoIpaam identifica responsáveis por desmatar mais de 90 mil hectares no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui