Comissão da CMM quer acompanhar processo de desapropriação da Santa Casa

Fachada do histórico prédio da Santa Casa/Foto: Arquivo
Fachada do histórico prédio da Santa Casa/Foto: Arquivo
Fachada do histórico prédio da Santa Casa/Foto: Arquivo

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Samuel (PPS), irá protocolar um requerimento junto ao governador do Estado José Melo, solicitando que uma comissão formada por vereadores da CMM e representantes de entidades civis possa acompanhar o processo de desapropriação da Santa Casa de Misericórdia, e a implantação de yum novo hospital.

Ontem, o governador anunciou, em entrevista à imprensa, que irá desapropriar o terreno da entidade para construir um hospital de referência voltado ao combate do câncer de crianças e adolescentes. Segundo Melo, na desapropriação deverão ser  investidos R$ 17,5 milhões e  R$ 15 milhões serão destinados  à construção do hospital em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e o Hospital de Câncer de Barretos (SP).


Para Samuel, é importante que todo o processo de desapropriação e construção do novo hospital seja acompanhado por uma comissão externa formada não só por parlamentares, mas também por entidades civis. “A imprensa vem acompanhando há anos, a luta dos vereadores dessa Câmara que, assim como eu, fizeram diversas ações para ter de volta a Santa Casa. Nada mais justo que como fiscais da população também possamos ter o direito de acompanhar esse trabalho junto com outros representantes da sociedade”, declarou o vereador.

No requerimento enviado ao governador, Samuel cita que, atualmente, a Câmara analisa a criação de uma Frente Parlamentar de Apoio à Santa Casa, da qual ele é presidente e que tem como possíveis membros os vereadores Mário Frota (PSDB) e Isaac Tayah (PSD). “Por enquanto, estamos em fase de definição do grupo que irá compor a Frente Parlamentar e, agora, também deveremos definir quais são as pessoas que irão representar as entidades civis na Comissão”, explicou.

Sem resposta

Em maio deste ano, a Justiça nomeou novos gestores para a Santa Casa e após isso, o vereador Samuel protocolou requerimento pedindo a presença dos novos administradores para que eles apresentassem aos vereadores o plano de gestão do Hospital. Até hoje, os novos interventores não deram resposta à convocação.

“Não queremos que essas mudanças na Santa Casa sejam entregues a pessoas que não estão comprometidas com a transparência. Reconheço o trabalho do governador José Melo, mas também sabemos que existe um grupo que administra a instituição, atualmente, e não presta contas de seu trabalho. Por essa razão, reafirmo a importância da Comissão para acompanhar a reabertura da nova Santa Casa”, finalizou Samuel.

Artigo anteriorApresentador Jô Soares, o ‘Poderoso Chefão’, só se aposenta daqui a uns 25 anos
Próximo artigoOAB-DF impugna pedido de registro para Joaquim Barbosa advogar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui