Comissão de Educação da ALEAM promove debates nas escolas

Deputado Sidney Leite na Escola Natália Uchoa/Foto: Divulgação

Deputado Sidney Leite na Escola Natália Uchoa/Foto: Divulgação


Alunos da Escola Estadual Natália Uchôa, na Zona Sul de Manaus, participaram de um debate com o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Sidney Leite (PROS).

A visita abre uma série de encontro com estudantes da rede estadual de ensino, com o objetivo de integrar as ações da Comissão com o universo escolar. 

Segundo o parlamentar, a ideia é fazer com que os alunos conheçam os trabalhos da Comissão de Educação e passem a contribuir com sugestões e críticas. No debate, os estudantes têm a oportunidade de expor a realidade da escola onde estudam, abordando pautas como a infraestrutura, quadras poliesportivas, qualificação dos professores, vestibular e processos seletivos.

O trabalho junto às escolas foi realizado, primeiramente, com as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). Durante o segundo semestre de 2013, a Comissão cumpriu uma ampla agenda de trabalho junto às coordenadorias, com objetivo de conhecer a dinâmica de trabalho dos professores e demais profissionais da educação, bem como, identificar os problemas que mais interferem no processo de ensino-aprendizagem, resultando no abandono da escola e suas formas de enfrentamento.

Em parceria com as CDEs, a Comissão apresentou propostas que contemplam a análise da escola no contexto social, econômico e comunitário, buscando compreender a trajetória do aluno, sua relação com a escola e o ambiente de ensino-aprendizagem em que está inserido. E examinando, também, as práticas pedagógicas e os processos de aprendizagem, em particular, no que diz respeito ao ensino médio noturno. Em parceria, serão definidas formas de enfrentamentos contra a evasão escolar no Ensino Médio, por exemplo. Os encontros com os alunos ocorrerão semanalmente.

 

Artigo anteriorConselho Estadual define regiões hidrográficas do Amazonas
Próximo artigoCampanha de Prevenção contra DST e Aids no Sambódromo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui