Comissões técnicas da CMM serão escolhidas na segunda sessão de 2015

Sessão Plenária da CMM/Foto: Tiago Correa
Sessão Plenária da CMM/Foto: Tiago Correa
Sessão Plenária da CMM/Foto: Tiago Correa

A retomada das sessões ordinárias do biênio 2015-2016, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no próximo dia 10 de fevereiro, após a abertura do ano legislativo com a mensagem do prefeito de Manaus, no dia 9 de fevereiro, será marcada pela escolha dos presidentes e dos membros das Comissões Técnicas Permanentes da Casa Legislativa.
O Poder Legislativo Municipal vai trabalhar cumprindo o Regimento Interno, artigo 31, que determina que a formação das comissões seja definida, em 24 horas, ou seja, em duas sessões ordinárias. De acordo com esse artigo, “Nas duas primeiras reuniões ordinárias no início da primeira e da terceira sessões legislativas serão organizadas as Comissões Técnicas Permanentes”.


Cabe às Comissões Permanentes à análise das proposituras deliberadas em plenário, bem como à elaboração de parecer técnico aos projetos de leis.

Atualmente, a Câmara Municipal de Manaus possui 20 comissões técnicas permanentes. São elas: 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO); 4ª Comissão de Educação (COMED); 5ª Comissão de Agricultura e política Rural (COMAGRI); 6ª Comissão de Saúde (COMSAU); 7ª Comissão de Serviço Público (COMSERP); 8ª Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP); 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH); 10ª Comissão de Turismo, Indústria e Comércio (COMTIC); 11ª Comissão de Assuntos Sóciocomunitários (COMASC); 12ª Comissão de Ética (COMET); 13ª Comissão de Direitos Humanos (COMDIH); 14ª Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia e Meio Ambiente (COMVIPAMA); 15ª Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis (COMIAL); 16ª Comissão de Legislação Participativa (COMLEP); 17ª Comissão de Esportes (COMESP); 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM); 19ª Comissão de Defesa do Consumidor (COMDEC); e 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (COMDCAI).

Os membros das Comissões Técnicas Permanentes, ainda de acordo com o Regimento Interno, serão indicados pelos líderes partidários e nomeados pelo Presidente da Câmara.

Nas Comissões Técnicas Permanentes, que devem obedecer ao princípio da proporcionalidade partidária, excetuando-se a Comissão Executiva, que é composta pelos membros da Mesa Diretora, sempre que possível, os membros serão definidos por meio do coeficiente partidário, ou de bloco, e a composição será determinada dividindo-se o número de vereadores pela quantidade total de vagas das Comissões Permanentes, resultando no “coeficiente de comissão”, dividindo-se, em seguida, o número de vereadores do partido, ou bloco, pelo coeficiente das comissões, determinando-se, assim, quantas vagas o partido, ou bloco, terá direito a ocupar.

No caso da bancada de um partido não possuir o mínimo requerido para ter pelo menos um representante na Comissão a ser constituída, de acordo com o critério de proporcionalidade, é a ela facultado, bem como aos partidos em situação similar, que se reúnam para o efeito da escolha de um representante comum, sendo, para isso, necessário alcançar o quórum que dê direito a um representante dentro daquele critério.

Ainda de acordo com o Regimento, cada partido terá em cada Comissão tantos suplentes quanto o número de membros efetivos, e nenhum Vereador poderá fazer parte, como membro efetivo, de mais de seis Comissões, tendo que participar, no entanto, de no mínimo duas comissões.

De acordo com o Regimento Interno é vedado ao vereador presidir mais do que duas Comissões Técnicas Permanentes.

Artigo anteriorTemporada do MMA no Amazonas abre com Norte Leste Fight II, no Novo Aleixo
Próximo artigoFilho de Zeca Pagodinho morre aos 28 anos, no Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui