Comitê do Fórum de Biodiversidade realiza reuniões preparatórias

Reunião preparatório do Fórum de Biodiversidade/Foto; Divulgação
Reunião preparatória ao Fórum de Biodiversidade/Foto: Divulgação
Reunião preparatória ao Fórum de Biodiversidade/Foto: Divulgação

O Comitê Organizador do Forúm Social Mundial da Biodiversidade (FSMBIO) rumo à Tunísia, com foco na reflexão sobre o clima, agroecologia, meio ambiente, mercado de trabalho, biodiversidade e água, está realizando encontros na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com vistas à participação no grande encontro nacional, a ser realizado no período de 26 a 30 de janeiro em Manaus, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasquez.
O objetivo do Fórum é incentivar as entidades e movimentos participantes a situar suas ações, do nível local ao nacional, e buscar uma inserção ativa nas instâncias internacionais, como questões de cidadania global, introduzindo na agenda as práticas transformadoras que estejam cooperando na construção de um mundo mais solidário. O Brasil, por meio de seus movimentos sociais, tem sido palco destes debates e mobilizações, constituindo a etapa Manaus como uma preparação ao FSMBIO da Tunísia em março de 2015 e o próximo na França em dezembro de 2015.


O Comitê é formado por Sérgio Uchoa, responsável pela infraestrutura; Maria Izabel, secretária-executiva; Deivid Santarém, coordenação-geral e Nilza Etim assistente social do Kramer, além de entidades sociais e institutos afins.

Para o evento, os organizadores contam com o apoio da mídia local e nacional para que se possa ampliar essa comunicação e, principalmente, atingir as comunidades mais longínquas de nosso Estado para que, através desse processo, tenham uma participação efetiva na realização do FSMBIO rumo à Tunísia.

A proposta do Fórum é fazer uma discussão mais apurada sobre a discussão climática dentro da biodiversidade, da bioética, dos eixos climáticos para que se possa ter a ampliação do discurso e, com isso, buscar a salvação do planeta.

Os organizadores ressaltam que já contam com apoio da mídia internacional a exemplo do Pravda, dos Institutos Internacionais Científicos, Jornais e Revistas de Comunicação Científica e de Meio Ambiente sendo preciso linkar esse apoio junto à mídia local e, com isso, ampliar essa comunicação com a divulgação do evento.

Desde o dia 1° de janeiro,  os encontros vêm acontecendo no processo operacional para que o evento aconteça envolvendo todo o Estado do Amazonas e países que formam a região amazônica que estão envolvidos nessa questão ambiental. “Algumas políticas podem vir a favor como, também, podem desfavorecer o processo, por isso, a preocupação sobre essa discussão que vai culminar com a criação de uma carta que será lida aqui em Manaus, na Tunísia e, posteriormente na França com o encontro da ONU (Organização das Nações Unidas)”, disse Uchoa enaltecendo a importância desse encontro.

Paralelo ao evento a ser realizado em Manaus, acontece, também, um seminário em Salvador, na Bahia, sobre o mesmo tema, por isso, a necessidade do apoio da imprensa para divulgar a realização do fórum.

Segundo Uchoa, esse Fórum será um espaço aberto de encontro para reflexão e diálogo com início marcado para a próxima segunda-feira (26), com a marcha (itinerário a ser definido) sobre o tema: “Um outro mundo é possível”, seguida da plenária dos movimentos sociais.

“O que temos hoje é a oportunidade de discutir com o resto do Mundo o tema Biodiversidade a partir da Amazônia, a partir de Manaus. Será uma satisfação construir esse espaço para todos nós que debatemos essas questões tão relevantes e que são pautas oriundas dos movimentos sociais”, informou Uchoa

Programação

Dia 26/01 – segunda-feira.

Abertura e Marcha “Um novo mundo é possível”

08h00 às17h00 – Credenciamento

15h00 às 17h00 – Concentração para a Marcha de Abertura: Um novo mundo é possível

19h00 às 21h00 – Abertura com os Movimentos Sociais

Dia 27/01 – terça-feira (14h00 às 18h00)

Tema: Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar

Dia 28/01 – quarta-feira (14h00 às 18h00)

Tema: Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical

Dia 29/01 – quinta-feira (1400 às 18h00)

Tema: Bacias hidrográficas como base de planejamento

Dia 30/01 – sexta-feira (08h00 às 12h00)

Tema: Mudanças climáticas e Direitos Humanos

Dia 30/01 – sexta-feira (14h00 às 17h00)

Tema: Biodiversidade, bioética e Outro Mundo Possível

Artigo anteriorTemporada de Cruzeiros traz a Manaus mais de mil turistas
Próximo artigoCarro de Felipe Massa em 2015 é o primeiro a ter imagem divulgada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui