Comitê faz reunião com Dom Sérgio Castriani sobre 2ª turno das eleições 2018

Comitê faz reunião com Dom Sérgio Castriani sobre 2º turno das eleições 2018 - Foto: Divulgação

Às vésperas da realização do segundo turno das eleições, os representantes das entidades do Comitê de Combate a Corrupção e Caixa Dois no Amazonas participam de reunião de avaliação das ações desenvolvidas tendo como eixo a chamada à participação do eleitor no enfrentamento às abstenções e ao voto consciente. A atividade será realizada nesta sexta-feira,19, a partir das 11h, na Casa do Arcebispado de Manaus, na rua Joaquim Nabuco, centro histórico.


Com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a reunião de encontro dos representantes do comitê terá como referência os objetivos definidos no lançamento da entidade da sociedade civil, dentre os quais, buscar a conscientização do eleitor sobre a importância do voto, a atuação no processo de fiscalização das eleições no primeiro turno e o compromisso dos candidatos com a ética na política.

Comitê faz reunião com Dom Sérgio Castriani sobre 2º turno das eleições 2018 – Foto: Divulgação

Transporte gratuito

Neste segundo turno, em face das abstenções ocorridas no último dia 07, alcançando cerca de 20% de eleitores em todo o país e evitar o transporte de eleitores, o comitê obteve da Prefeitura de Manaus, a garantia da gratuidade no transporte coletivo para o próximo dia 28 de outubro.

Denúncias e Representações 2018

O comitê recebeu neste ano 57 denúncias da sociedade. Desse universo, 13 denúncias foram protocoladas na Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal – PRE/MPF na forma de representações, envolvendo 32 pessoas, somatória de candidatos e apoiadores, que foram denunciados. 09 representações foram acolhidas pelo MPF que ingressou com Ações na Justiça Eleitoral, algumas com grandes repercussões, tais como: proibição de entrega de implementos agrícolas pelo governo do Amazonas no período eleitoral; impulsionamento de candidatura no facebook pelo presidente da Aleam no período da pré-campanha e da ex-primeira dama do Amazonas; e campanha antecipada nas mídias sociais do ex-secretário da secretaria de educação do Estado.
Até a presente data, 06 denúncias foram direcionadas a Comissão de Fiscalização de Propagando do TRE/AM, envolvendo 07 candidatos, com a retida das propagandas irregulares das ruas.

Diligências e Curso

Foram realizadas 06 diligências por advogados para constatar denuncias recebidas, nas zona da cidade de Manaus. Além disso, foi realizado o Curso sobre prestação de contas eleitorais e propaganda. Foi realizado um aberto curso sobre propaganda e prestação de contas eleitorais, na sede da OAB/AM, com a participação de 250 pessoas da sociedade civil e profissionais do direito e de contabilidade. (Organização do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM ). Encontro de candidatos ao governo do Amazonas e ao Senado Federal. Aconteceu no dia 16 de agosto o encontro de propostas com os candidatos ao governo do Amazonas (organização Corecon); No dia 24 de setembro ocorreu o encontro de propostas dos candidatos que disputam vagas ao Senado Federal, evento organizado pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas – CRA/AM.

Artigo anteriorPolícia prende mulher envolvida em roubo a autoescola ocorrido em 2017
Próximo artigoPolícia prende jovem com porções e trouxinhas de drogas no Cidade Nova

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui