Commodity, Água Doce e o Aquífero de Alter do Chão – por Professor José Melo

Ex-governador do Amazonas, professor José Melo - foto: arquivo/recuperada

Como disse anteriormente, o Amazonas tem o equivalente a 20% da água doce disponível na Terra, aqui em cima.


Lá embaixo, no Aquífero de Alter do Chão, que tem uma área de 437,5 mil km² de extensão, volume hídrico estimado em 86,4 mil km³ de água potável e líder mundial em reservas hídricas, nos leva a afirmar que possuímos duas vezes mais água que na superfície e capacidade para abastecer o mundo.

Na outra ponta das reservas em abundância está a população do planeta, que se depara com o fantasma da escassez de água doce e um dos maiores riscos globais em termos de impacto potencial na próxima década.

Por conta disso, a falta d’água estará na vanguarda das duas crises que o planeta vai enfrentar nos próximos anos (alimentos e a própria água serão a busca da humanidade).

Água inadequada

De acordo com as Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 3 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água no mundo na próxima década. No Brasil, quase 300 mil pessoas são internadas por consumir água inadequada, contaminada pela poluição, assoreamento, agrotóxicos. Mais grave, cerca de 3 mil/pessoas/ano morrem por problemas causados pela água contaminada.

Um levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil aponta que, em 2019, foram 273 mil internações e 2.734 mortes provocadas por doenças de veiculação hídrica. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que são 3,5 milhões de mortes por ano no mundo, que poderiam ser evitadas, mostrando que investimentos nas reservas limpas existentes poderiam economizar grande quantidade de recursos públicos.

Commodity

Nesse sentido, a água da Amazônia é um bem que caminha para ser uma nova ‘commodity global’, como são considerados hoje os grãos, carnes, petróleo, gás e minérios e outros bens que estão no mercado nacional e internacional.

Países como Qatar, Emirados Árabes, Bahamas, Kuwait, Maldivas, Arábia Saudita são exemplos de países com escassez de água doce e que nesse milênio vão recorrer ao mercado de forma mais agressiva, sem contar que os grandes mananciais de água doce espalhados pela terra, salvo alguns exceções (EUA, Canadá), sofreram ação de  assoreamento e alto consumo, reduzindo aceleradamente, a quantidade de água que tinham no início desde século, ao tempo que cresceram a população mundial e as atividades: redução de disponibilidade de água doce e aumento de consumo; consequência? crise de escassez de água.

Em breve o Amazonas estará com a sua Commodity, Água Doce, nos mercados do planeta.

Vamos, juntos lutar pela Matriz Econômica Ambiental

Professor José Melo

Artigo anteriorBandidos são presos após assaltarem passageiros de ônibus com facão
Próximo artigoSemsa inicia implementação de novo medicamento para tratamento da malária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui