
O segredo para acabar com a caspa é manter controlada a oleosidade do couro cabeludo, lavando o cabelo diariamente com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol.Eles podem ser úteis para acabar com a caspa, mas as soluções tópicas que contenham ácido salicílico, antifúngicos ou corticóides, são as mais indicadas em caso de caspa com inflamação e coceira.
A descamação e a coceira no couro cabeludo poderão ocorrer de forma leve, média ou intensa. Nas três situações, o dermatologista deverá ser consultado para indicar o tratamento adequado.
Dicas para acabar com a caspa
Evitar banhos com água muito quente, pois ela estimula a oleosidade da raiz dos cabelos;
Evitar os alimentos ricos em gordura;
Beber no mínimo 1,5L de água por dia;
Evitar o estresse;
Evitar dormir com os cabelos molhados ou úmidos;
Não esfregar com as unhas o couro cabeludo, pois isso poderá causar ferimentos na cabeça. Massagear com a ponta dos dedos, em movimentos suaves e circulares, e evitar o uso de bonés e chapéus.
A caspa é o excesso de descamação da pele do couro cabeludo, causando muitas vezes coceiras e inflamação. Tende a ocorrer com mais frequência em homens, podendo se manifestar no couro cabeludo, e na região do rosto como na barba, sobrancelhas e perto do nariz.
A caspa também atinge bebês, formando a chamada crosta láctea, que geralmente não provoca coceira. Para acabar com a caspa do bebê, é recomendado aplicar um pouco de óleo mineral ou de óleo de amêndoas na raiz dos cabelos, pentear com um pente fino, e depois lavar os cabelos do bebê com shampoo neutro.
(Dol)