Como deixar o celular mais seguro para crianças usarem

É necessário controlar o que seus filhos consomem no smartphone - Foto: Divulgação

As crianças estão mais tempo em casa por conta da pausa que diversas escolas tiveram de aderir por conta do coronavírus, e os pais buscam maneiras de entretê-las em segurança.
Os aparelhos eletrônicos, principalmente os celulares, tomam grande papel dentro da rotina de brincadeiras. E, para que as crianças possam consumir um entretenimento seguro, é necessário que os pais controlem o acesso delas à internet dentro dos smartphones. Confira algumas maneiras de manter a segurança dos filhos no celular.
Nova conta no aparelho
Com essa ferramenta própria dos aparelhos Android, é possível fazer com que a criança brinque em um aparelho completamente “novo”, em uma conta secundária própria para ela, onde não é possível acessar fotos, contatos e aplicativos habituais do celular. Para ativar essa alternativa, é preciso seguir os seguintes passos:
Vá até o app “Configurações” do seu Android. Procure o tópico “Usuários” (também aparece como “Geral” ou “Dispositivo” em alguns aparelhos). Clique em “Adicionar usuário” (ou “+ Perfil”).
Depois de selecionar “Adicionar”, escolha a opção “Perfil Restrito”. Dessa maneira, é possível configurar com quais aplicativos e funções a criança vai poder brincar no aparelho.
Nessa opção, o app da loja Google Play é bloqueado, ou seja, também não será possível ter acesso a download de novos apps.
Netflix e YouTube Kids
Essas são as duas maiores empresas de audiovisual com conteúdos diversos, inclusive para crianças. Pensando nesse público, que vem consumindo cada vez mais vídeos e filmes, lançaram um espaço infantil que filtra conteúdos disponíveis.
No caso do YouTube, é necessário baixar o app YouTube Kids e preencher todas as informações pedidas pelo app. Na Netflix, basta escolher a opção ou até transformar uma conta normal em Kids. Dessa forma, os títulos vão variar entre animações e longas com classificação livre.
Dinner Time Plus
O aplicativo Dinner Time Plus tem o objetivo de conectar digitalmente pais e filhos na hora do entretenimento. A aplicação é gratuita e não oferece nenhum produto para compra dentro do próprio sistema.
Com o app, é possível controlar os gadgets das crianças em tempo real, bloquear os dispositivos, acompanhar o que está sendo feito dentro do aplicativo e estabelecer um tempo-limite de uso.
Lembrando que medidas de segurança para proteger o aparelho de danos externos também devem ser tomadas. Se uma criança o estiver utilizando, é aconselhado o uso de capa e película, além de ter um seguro para Samsung, Apple ou específico para qualquer que seja a marca do celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui