
Os movimentos sociais e sindicais do Amazonas resolveram levantar bandeira em prol de uma proposta política municipal, mais especificamente na cidade de Manaus, que favoreça os trabalhadores das cooperativas, do comércio, das indústrias, dos transportes mas, principalmente, que esteja alinhado e em parceria com o Partido dos Trabalhadores (PT) em Manaus.
Lideranças sindicais, inclusive, adiantam que tem conversas formatadas com um pré-candidato à prefeitura de Manaus em 2024 esta semana. Um dos interlocutores diz que ele vem se mostrando capaz de implantar programas e projetos alinhados com as propostas dos movimentos sociais e sindicalistas em Manaus.
Para as centrais sindicais, CUT, Força Sindical, UGT, Manaus tem alternativas e nomes com capacidade para ‘pilotar o complicado barco’ da capital amazonense. Eles apontam, inclusive, medidas ambientais e sociais que devem ser executadas pelo próximo gestor/2025.
Entre as propostas, o fim do projeto aterro sanitário do Tarumã – “Lixão do Tarumã”, IPTU reduzido à população de baixa renda e trabalhadores assalariados e a coleta de lixo seletiva com incentivos às cooperativas de reciclagem.
Esta semana, tem reunião agendada com o candidato ‘do agrado’ dos movimentos sociais e sindicais. A data do encontro, local e o nome do pré-candidato, ainda não foi informado.